Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Os atletas que integram a Liga de Ciclismo Federados do Bolão (FDB) ao tempo que manifestam sua solidariedade e orações para que o médico e triatleta Pedro Caldas, 40 anos, se recupere do atropelamento ocorrido durante treinamento na manhã deste último domingo (12/11), também cobram da gestão pública municipal de Palmas a imediata criação e implementação de pelo menos uma APCC - Área de Proteção aos Ciclistas de Competição.

Pedro Caldas foi atropelado por volta das 7 horas de domingo, na rodovia TO-050, nas proximidades do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado do Tocantins (Dertins), em Palmas e seu estado de saúde é grave. O carro que atingiu o triatleta era conduzido por uma jovem que, segundo informações da Polícia Militar, apresentava sinais de embriaguez e não apresentou carteira de habilitação.

Desde o segundo semestre deste ano os atletas de ciclismo e triathlon se uniram para cobrar da Gestão Municipal de Palmas uma área isolada, com operacionalização de segurança de tráfego, para que os treinos sejam realizados de forma segura. A entrega da documentação com lista de apoio à reivindicação foram entregues ao Prefeito Municipal que se comprometeu, ainda no final de outubro, a regulamentar a área. Um projeto com esse fim tramita na Câmara Municipal.

Os ciclistas esperam que a gestão se sensibilize e não meça esforços junto ao poderes e órgãos pertinentes, para que a APCC seja instalada de imediato, tornando o trágico acontecimento deste domingo o último a ser anunciado por falta de uma área segura para treinos, sob pena de omissão e co-responsabilidade por qualquer sinistro envolvendo atletas de alto rendimento.

A liga FDB espera que as autoridades responsáveis compreendam que a criação e implantação de uma área segura para treino, com isolamento por três vezes na semana e nos finais de semana é a medida mais eficaz na prevenção de um sinistro com vítima fatal, além de colocar Palmas no mesmo patamar de cidades como Florianópolis, Rio de Janeiro e Aracajú, que já possuem vias interditadas exclusivamente para treinos esportivos.

Atletas que assinam a nota: Abraham Zuniga - Álvaro Mattos Neto - Célio Júnior - Daniel Fernandes - Euvaldo Carvalho - Fabio André - Flávio Fregonesi - Gracielly Ribeiro - Jone Santos Costa - Juliana Fregonesi - Júnio César - Lailton Costa - Marcelo Ribeiro - Marco Aurelio - Naiusy Leite - Orlei Ribeiro - Paulo Couto - Reis Feitosa - Roberto -Santos - Sandra Maia - Vander Praxedes - Vinícius Silva - Wellington Carvalho.