Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Araguaína

Foto: Marcos Filho

Foto: Marcos Filho

O 1º Encontro da Rede Copa de Alimentos Saudáveis acontece nessa quarta-feira, 22, a partir das 8 horas, na sede do Conselho Consultivo das Associações de Bairros de Araguaína (CCABA). Realizado em parceria com a Prefeitura de Araguaína, o evento tem como objetivo debater a importância da agricultura urbana de transição agroecológica na área de inclusão produtiva e de segurança alimentar e nutricional das famílias que produzem alimentos em hortas na cidade.

As palestras e mesa redonda realizadas durante o evento definirão os desafios para implementar este tipo de produção agropecuária no Município. Essa iniciativa pretende fortalecer a agricultura urbana, muito presente no cinturão verde de Araguaína, principalmente na produção hortaliças folhosas.

A Rede Copa de Alimentos Saudáveis é formada por agricultores das cidades de Araguaína, Darcinópolis, Nova Olinda, Wanderlândia e Palmeirante. Além dos produtores, participarão do evento técnicos e estudantes da área de ciências agrárias, de acordo com a presidente do CCABA, Valéria Domingues, a estimativa é de que mais de 80 pessoas participem do encontro.

Programação

8h - Abertura

9h – Palestra: Importância da agricultura urbana e da produção de transição agroecológica na inclusão produtiva e alimentar das famílias urbanas. Palestrante: engenheiro agrônomo Marcio Renato Zerbini.
 
9h30 – Palestra: Horta urbana: é possível produzir sem o uso de insumos/produtos químicos. Palestrante: Marcio Renato Zerbini.
 
10h20 – Mesa Redonda: Desafios para implementar a agricultura periurbana de transição agroecológica no Município de Araguaína.