Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação ATM

Cinquenta e um municípios tocantinenses firmaram nesta sexta-feira, 24, convênio com a Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (SUDAM), em cerimonia ocorrida na sede administrativa da Associação Tocantinense de Municípios (ATM), em Palmas. A parceria com a Sudam viabilizará as prefeituras conveniadas a construção de obras de infraestrutura, como pavimentação asfáltica e construção de ponte, além da aquisição de máquinas e implementação de sistemas de abastecimento de água, entre outros benefícios. Os recursos para a execução dos convênios são oriundos de emendas parlamentares de deputados e senadores do Tocantins.

Participaram da solenidade o presidente da ATM, prefeito de Pedro Afonso, Jairo Mariano, gestores municipais, os deputados federais Josi Nunes, Lázaro Botelho, Professora Dorinha e Vicentinho Jr, o senador Vicentinho Alves, o secretário de Estado da Articulação Política, João Emídio de Miranda, além do superintendente da SUDAM, Paulo Roberto Correia. Anfitrião da cerimônia, o presidente da ATM, agradeceu a atenção e sensibilidade da bancada federal de Tocantins em Brasília pelo remanejo dos recursos, e a SUDAM pela agilidade nos trâmites do convênio.

“Estamos vendo aqui uma parceria profícua que envolve a atuação de diversos atores. Destacamos que o coordenador da bancada, senador Vicentinho Alves, acolheu os anseios dos prefeitos, representados pela ATM, e articulou com os parlamentares a destinação de emendas aos Municípios via SUDAM. Nossos deputados e senadores foram sensíveis as nossas demandas e sabiamente remanejaram os recursos para obras e aquisição de máquinas que tanto trarão benefícios a quem mais precisa: o cidadão tocantinense”, afirmou Jairo Mariano, que pediu ao representante da SUDAM a implantação de unidade representativa da superintendência no Tocantins.

Celeridade

O senador Vicentinho Alves, teceu elogios aos colegas parlamentares, bem como ao presidente da ATM. “Sabemos da grande importância dos Municípios para o desenvolvimento do Estado e da Nação. Estamos vendo uma safra de prefeitos atuantes, que estão desenvolvendo cada vez mais suas localidades. Parabenizamos ainda o presidente Jairo Mariano pelo excelente trabalho desempenhado na representação dos Municípios”, disse. Por sua vez, o superintendente da SUDAM, Paulo Roberto Correia, revelou que “as emendas parlamentares via superintendência são mais céleres quando repassadas via instituições financeiras”. Correia destacou ainda o trabalho dos parlamentares de Tocantins na promoção dos convênios.

Convênios

Somados, os convênios totalizam quase R$ 30 milhões a serem investidos no desenvolvimento do Estado. As parcerias foram propostas pelos Senadores Kátia Abreu, Vicentinho Alves, Ataídes Oliveira e pelos deputados Lázaro Botelho, Josi Nunes, Irajá Abreu, Dulce Miranda, Dorinha Rezende, Carlos Henrique Gaguim e Vicentinho Júnior.

Entre as obras previstas que serão distribuídas entre os beneficiados estão à aquisição de equipamentos para implantação de uma usina de asfalto, pavimentação asfáltica urbana, construção de pontes, implantação de sistemas coletivos de abastecimento de água, construção de cobertura de feiras,aquisição de máquinas para recuperação e manutenção de estradas vicinais, calçamento de ruas, implantação de galerias de águas pluviais, aquisição de máquinas e equipamentos agrícolas para apoio à produção rural, entre outros benefícios.

Contemplados

Os Municípios que pactuarão o convênio são:  Arapoema, Aragominas, Almas, Araguaçu, Araguanã, Arraias, Aragutins, Bandeirantes, Bernardo Sayão, Brasilândia, Buriti, Cachoeirinha, Colinas, Chapada da Natividade, Divinopolis, Dois Irmãos, Esperantina, Figueiropolis, Goianorte, Gurupi, Itaguatins, Ipueiras, Lagoa da Confusão, Lizarda, Miranorte, Monte do Carmo, Muricilândia, Nova Olinda, Paranã, Pau D’arco, Palmeiras, Palmeirópolis, Pedro Afonso, Peixe, Ponte Alta do Tocantins, Pium, Ponte Alta do Bom Jesus, Porto Alegre, Rio dos Bois, Rio Sono, Santa Fé do Araguaia, Santa Maria, Santa Tereza, São Felix, São Miguel, São Salvador, Taipas, Tocantinia, Tocantinopolis, Tupiratins e Wanderlandia.