Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: CBMTO

Com o objetivo de avaliar a condição física dos bombeiros militares, está sendo realizado desde a última segunda-feira, 4, o Teste de Aptidão Física (TAF) para os praças e oficiais de toda a corporação no Tocantins. Ao todo, 548 bombeiros participam do teste que segue até o próximo dia 15 de dezembro.

“O TAF é o teste que avalia a aptidão física de todos os militares, e isso serve como parâmetro para a tomada de decisões do comando da corporação em relação à tropa como a melhoria de condicionamento e o que pode ser fornecido na área de saúde para estar avaliando o militar como um todo. O bombeiro, em tese, tem que estar em uma condição física excelente para atuar na sua atividade-fim”, ressaltou o responsável pelo teste nas oito unidades, tenente coronel André Carvalho.

Comum nas carreiras em segurança pública, como as da Polícia Militar, Bombeiro Militar, Polícia Civil, Federal e Rodoviária Federal, o teste é dividido em cinco modalidades: natação (100 m), corrida (2 km 400 m), flexão de braço, flexão abdominal e barras fixas. Também estão sendo aplicdos testes substitutivos para os militares com algum tipo de lesão. O TAFocorre nas oito unidades operacionais do Corpo de Bombeiros: Palmas, Araguaína, Gurupi, Paraíso, Porto Nacional, Colinas, Araguatins e Dianópolis.

“O TAF é importante para a vida do bombeiro militar, tanto para a sua qualidade de vida como para a execução do serviço operacional do dia a dia. Ele nos torna aptos, pois sempre estamos expostos a situações que geram muito desgaste físico e a aptidão é necessária para que tenhamos êxito no nosso trabalho”, disse o soldado D. Medeiros membro da 2ª companhia de bombeiros de Taquaralto.

Para a soldado Euvira, que atua no Centro Esportivo Militar do Corpo de Bombeiros (Cemil) o teste exige muito. “Temos que ter uma boa preparação para fazê-lo. Para nossa profissão é muito interessante para superarmos nossos próprios limites e já que escolhemos esta profissão, precisamos estar preparados”.

Realizado periodicamente, além de todos os benefícios, o TAF também conta como pontuação para Avaliação Especial de Desempenho (AED) do bombeiro militar.