Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

Foto: Divulgação

A equipe Porto Esporte Clube conquistou o Campeonato Estadual de Futsal Série Ouro de 2017, categoria adulto masculino, no último sábado, 9 de dezembro, ao bater pelo placar de 4 a 2 a equipe do Itpac/2º BPM de Araguaína/TO. A primeira partida realizada no dia 2 de dezembro no ginásio Itpac foi vencida pela equipe de Porto Nacional pelo placar de 4 a 3, o que lhe deu a vantagem de jogar pelo empate na final.

Precisando da vitória a equipe do Itpac partiu para cima dos donos da casa e o jogo foi equilibrado e empatado até os 38 minutos, quando o professor Normando Barbosa colocou o goleiro linha do Itpac nos dois minutos finais e acabou levando mais dois gols. A equipe portuense, que conquistou seu primeiro título na principal competição de futsal do Estado, ficou com a vaga para disputar a Taça Brasil de Clubes de 2018 e o prêmio de R$ 9.000,00 (nove mil reais). Já o Itpac 2º BPM recebeu o prêmio de R$ 5.000,00 (Cinco mil reais).

O Campeonato Estadual Série Ouro, categoria adulto masculino contou com a participação de 10 equipes e foram realizadas 54 partidas, sendo que as redes balançaram 391 vezes, com média de 7,24 gols por partida.

Foram aplicados 152 cartões amarelos e 17 cartões vermelhos. Richardson Rodrigues do Porto E.C. foi o artilheiro da competição com 16 gols marcados e o melhor goleiro foi o atleta Admael Alves do Porto E.C. Já o atleta destaque foi Diogo Araújo e o atleta revelação, Lucas Martins, do Polivalente Futsal.

Admael Alves recebeu a medalha de Goleiro Artilheiro com 3 gols, o melhor técnico foi Claudio Andrade do Porto Esporte Clube e a equipe mais disciplinada foi o time do Invictus Ananás. Ainda receberam ainda a premiação as Garota Série Ouro 2017, Maria Eduarda do Polivalente, a segunda colocada foi Lais Lorrana representante do Cristal E.C. e a terceira colocada foi Kimbelly Rhafaella representante do Furacão F.C.

Presenças

Estiveram presentes no ginásio o presidente da Federação Tocantinense de Futebol de Salão (FTFS), Pedro Filho; o prefeito de Porto Nacional, Joaquim Maia; o secretário de esportes, Salmon Pugas; o secretário de Administrção, Fernando Manduca; o deputado estadual Toinho Andrade; o vice-presidente da Confederação Brasileira de Futebol de Salão (CBFS), Nei Oliveira. 

O jogo 

Na primeira etapa o time do Itpac necessitando da vitória entrou com a equipe bem avançada e pressionando o adversário, a equipe portuense não conseguiu manter a posse de bola, com isso a equipe araguainense chegava a todo instante com muito perigo ao gol do goleiro Admael.

A equipe do Porto parece que estava sentido a pressão, o Itpac tocava bola de um lado para o outro e, com toques muitos rápidos, chegou ao primeiro gol, aos 5min28, com Jefter Sales, porém a equipe do professor Claudio Andrade passou a ir mais ao ataque e aos 9min30, a bola sobrou para Richardson que tocou no canto esquerdo do goleiro Edson, empatando a partida, fechando a primeira etapa em 1 a 1.

No segundo tempo o time portuense virou o placar com o artilheiro do campeonato Richardson Rodrigues, aos 21min16. Com a virada a torcida portuense dava um show à parte, porém a equipe do Itpac continuava atacando e Admael fazendo várias defesas difíceis.

O time do Itpac jogava muito bem e pressionava muito, até que a bola chegou aos pés de Diogo Araújo, empatando o jogo, após o empate a equipe portuense sentiu e já não chegava com tanta força, já a equipe Araguainense chegava muito ao ataque, porém sem muito sucesso.

Quando faltava apenas dois minutos para o encerramento da partida o treinador da equipe do Itapc colocou Rodrigo Lof como goleiro linha, porém a tática não deu certo, pois a equipe portuense acertou a marcação e marcou os gols com Richardson aos 39min23 e com João Pedro colocando por cobertura aos 39min30, decretando o fim da partida em 4 a 2 a favor da equipe Porto Esporte Clube.

Premiação

Campeão - Porto E.C. 
Vice Campeão - ITPAC / 2º BPM 
Artilheiro - Richardson Rodrigues - Porto E.C. - com 13 gols)
Melhor Goleiro - Admael Alves - Porto E.C. 
Goleiro Artilheiro - Admael Alves - Porto E.C.
Atleta Destaque - Diogo Araújo - ITPAC / 2 BPM
Atleta Revelação - Lucas Martins- Polivalente Futsal
Melhor Técnico - Claudio Andrade - Porto E.C.
Fair Play - Invictus Ananás

Porto E.C. : Admael Rego, Angleis Aires, Claudio Pereira, Cosmo Luiz, Elber Caetano, Elder Caetano, Francisco Lindomar, Iramar Luiz, João Pedro, Kaio Barros, Kayque Barros, Lucas Felipe, Maico Capelari, Renan Santana, Rhenner Mendes, Richadson Rodrigues, Wanderson Sousa, Willyan Natannael - Técnico - Claudio Andrade, Assistente Técnico: Rafael Bezerra, Atendente: Emilson Mendes e Preparador Físico: Jonhatan Alves. (Presidente - Weberson Sousa (Tita)

ITPAC/ 2º BPM: Alberto Almeida, Alexandre Silva, Alisson Vieira, Bruno Costa, Daniel Lopes, Diogo Araújo, Edson Sobral, Ivo Moreira, Janio Cesar, Jefter Sales, Manoel Junior, Marcos Venicios, Marcus Vinicius, Matheus Barros, Reinaldo Oliveira, Rodrigo Lof, Samuel Victor, Sebastião Gomes, Silas Lopes, Uilians de Sousa, Valter Sobrinho e Wyllyam Bruno - Técnico: Normando Barbosa, Assistente Técnico: Ricardo Kishibe e Atendente: Fernando Henrique. (Dirigente - Coronel Alencar)

Arbitragem

Árbitro Principal: Adriano de Carvalho (ESP)
Árbitro Auxiliar: Robson Bezerra (CBFS)
Anotador: Silvio Santos (CBFS)
Cronometrista: William De Sousa (FTFS)
Representante: Wanderly Junior (FTFS)
Representantes Especias: Pedro Henrique e Gilvan Cavalcante (FTFS)
Inspetor: Marcelo Rosseto (FTFS)