Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Foto: Divulgação PMTO O curso faz parte da diretriz das Redes Comunitárias de Segurança, instituída pelo Comando do Policiamento da Capital O curso faz parte da diretriz das Redes Comunitárias de Segurança, instituída pelo Comando do Policiamento da Capital

A Polícia Militar, através das Redes Comunitárias de Segurança (RCS), em parceria com o 8º Batalhão, realizou na manhã desta terça-feira, 23, em Paraíso, o IV Curso de Segurança Comunitária Escolar, no auditório da Secretaria de Juventude e Esportes. O evento contou com a participação de mais de 150 servidores e demonstrou os esforços realizados pela Secretaria Municipal Educação e a Polícia Militar em prol de melhorar a segurança local.

O curso faz parte da diretriz das Redes Comunitárias de Segurança, instituída pelo Comando do Policiamento da Capital (CPC), que pretende capacitar a comunidade escolar, seus diretores e orientadores escolares, para atuação conjunta com órgãos de segurança, promovendo a aproximação entre estes órgãos e estabelecendo melhoria na comunicação.

Segundo a secretária municipal de educação, Lizete Coelho, a parceria das escolas com a Polícia Militar vem em boa hora, pois com as orientações da PM a comunidade escolar adquire mais estratégias, a fim de promover a segurança para alunos e profissionais da educação, assim como para a comunidade.

No curso, de quatro horas/aulas que é certificado pela PM, são abordadas cinco temáticas: o ambiente escolar no que tange a pontos sensíveis e vulneráveis; eventos que influenciam no ambiente escolar; características do policiamento comunitário escolar; composição e competências dos órgãos do sistema de segurança escolar; atribuições das escolas e dos órgãos de segurança nas ações de enfrentamento da violência no ambiente escolar. O curso.

Para o comandante do 8° Batalhão, major Abner Alves Martins, a estratégia de atuação em conjunto com a comunidade escolar vem sendo aplicada desde o ano de 2017, após a ampliação das RCS no município, o que de fato, tem fortalecido a segurança e o aumento da cultura de paz.