Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Caminhões aguardam para descarregar no armazém da Coapa, em Pedro Afonso

Caminhões aguardam para descarregar no armazém da Coapa, em Pedro Afonso Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Caminhões aguardam para descarregar no armazém da Coapa, em Pedro Afonso Caminhões aguardam para descarregar no armazém da Coapa, em Pedro Afonso

O ano de 2018 promete ser especial para a Cooperativa Agroindustrial do Tocantins (COAPA). Isso porque, a cooperativa com sede em Pedro Afonso completará 20 anos de fundação. Paralelo a isso, acaba de bater um recorde histórico que havia sido registrado há quatro anos.

No dia 14 de março de 2014, a Coapa recebeu 2.762,250 toneladas de soja. No último sábado, 3 de março, o armazém da cooperativa recepcionou 2.963,59 toneladas da oleaginosa, a maior quantidade já recebida em um único dia. Os grãos foram transportados por 95 caminhões, cada um carregado com uma média de 31 mil quilos.

Até esta segunda-feira, 5, já haviam sido recepcionadas 25.963,70 toneladas de soja. A meta para a Safra 2017/2018 é que 80 mil toneladas de soja sejam beneficiadas no armazém, considerado um dos maiores do Tocantins.

O gerente operacional Handerson Bihain explicou que a recepção dos grãos segue em ritmo acelerado, mas sem contratempos. A unidade opera 24 horas por dia e o trabalho é realizado por 56 colaboradores que se revezam em três turnos.

Conforme o presidente da Coapa, Ricardo Khouri, a conquista de mais um recorde no recebimento de grãos é fruto de muito planejamento e do empenho da diretoria da cooperativa e dos profissionais que atuam nas áreas operacional e comercial.

Dados

A recepção dos grãos da Safra 2017/2018 começou no último dia 3 de janeiro e tem previsão de ser concluída no próximo dia 15 de abril.

Segundo o Departamento Comercial da cooperativa, 116 produtores plantaram soja nos municípios de Pedro Afonso, Bom Jesus do Tocantins, Rio Sono, Tupirama, Santa Maria do Tocantins, Centenário, Tocantínia, Itacajá, Guaraí, Rio dos Bois e Miracema do Tocantins.