Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Com o objetivo de reconhecer as contribuições de jornalistas e veículos de comunicação social na divulgação de assuntos referentes à educação ambiental, preservação da biodiversidade e o desenvolvimento sustentável do estado, o Prêmio Mérito Ambiental do Tocantins vai selecionar dois trabalhos na categoria Comenda Jornalismo Ambiental nesta edição de 2018. A premiação é uma iniciativa do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh).

Nesta categoria, serão premiadas uma produção televisiva, veiculada em telejornal ou website, e uma produção radiofônica, veiculada em emissora de rádio, publicados no período de 01 de janeiro e 31 de dezembro de 2017 em veículos de circulação municipal, estadual ou nacional. Para inscrever seus trabalhos, os profissionais da imprensa devem fazer o upload do material (vídeo ou áudio) em um site de compartilhamento de vídeos (Youtube ou Vimeo) de forma pública e indicar o link no ato da inscrição. No caso da emissora disponibilizar seu conteúdo em website, basta ao(a) candidato(a) indicar o link da reportagem que deseja inscrever.

Serão premiados o autor ou autora da melhor produção, de acordo com os critérios estabelecidos pela Comissão Julgadora, e o veículo que possibilitou sua publicação. Neste ano, cada profissional autor da produção vencedora será premiado com um tablet, além de troféu e certificado.

Prêmio Mérito Ambiental

Instituído pelo Decreto nº 5.534, de 16 de novembro de 2016, é uma premiação que tem como objetivo homenagear pessoas físicas ou jurídicas que tenham se destacado na preservação e defesa do meio ambiente no Estado do Tocantins, bem como estimular as boas práticas ambientais, por parte da sociedade, órgãos públicos e iniciativa privada, através da execução de ações que contemplem o desenvolvimento sustentável.

As inscrições seguem até o dia 25 de março, podendo ser feitas virtualmente por meio de web banner disponibilizado no site da Semarh (www.semarh.to.gov.br). Podem concorrer trabalhos e projetos que tenham sido desenvolvidos no estado, que estimulem as boas práticas ambientais e colaborem com o desenvolvimento sustentável do Tocantins. Serão selecionados dez vencedores distribuídos em seis categorias que contemplam diversos segmentos, incluindo imprensa, empresas, universidades, escolas, proprietários rurais, entre outros. A cerimônia de premiação será realizada no dia 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente.