Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Joatan Silva As Câmaras Setoriais são fóruns de discussão em busca de soluções para os problemas e oportunidades nos setores citados As Câmaras Setoriais são fóruns de discussão em busca de soluções para os problemas e oportunidades nos setores citados

Com propostas de debater sobre as diversas cadeias produtivas no setor da pecuária no Tocantins, o Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro), criou, em fevereiro, as Câmaras Setoriais do Estado do Tocantins da Ovinocaprinocultura, Apicultura e do Leite.  As câmaras foram criadas pela Portaria nº 21, 22 e 23, de 26 de fevereiro de 2018, publicadas no Diário Oficial do Estado do Tocantins, nº 5.061, e dispõem sobre o funcionamento das Câmaras, também denominadas CSA-TO.

A intenção é a de que sejam fóruns de discussão integrados, com os diversos atores que compreendem as cadeias, buscando desenvolver atividades no sentido de potencializar os resultados, aproveitando melhor os recursos disponíveis em cada instituição, principalmente com a participação dos produtores, para que as demandas apresentadas sejam demandas realmente qualificadas, de acordo com a diretora de Políticas para a Pecuária da Seagro, Érika Jardim, representante da instituição no fórum.

Os fóruns trabalharão com planejamento estratégico, objetivando aumentar a produção das atividades no estado; melhorar a capacitação técnica, a qualidade dos produtos, a assistência técnica, a qualidade de vida dos produtores, viabilizar a industrialização, comercialização, a logística e infraestrutura e gestão da informação para os setores.

A Seagro tem a missão institucional de gerir as políticas públicas do setor do agronegócio e como forma de melhor integrar os atores que envolvem as cadeias produtivas e a instituição. “Poder proporcionar um ambiente de discussão viável onde o produtor seja o ator principal da discussão e traga suas demandas para facilitar o planejamento das políticas públicas, a elaboração e execução dessas políticas, objetivando melhorar a vida dos produtores rurais”, disse Érika Jardim. 

Câmaras Setoriais

São fóruns de discussão em busca de soluções para os problemas e oportunidades nos setores citados.  A missão é elaborar políticas para as atividades, norteando instituições, propondo e monitorando ações que promovam seu desenvolvimento.

Missão

Ser organizadoras dos setores, promovendo o desenvolvimento sustentável com qualidade inovação, equidade e respeito à vida. O fórum prima pela responsabilidade social, o desenvolvimento setorial sustentável, inovação, integridade, justiça e humanismo.

Membros

Além da Secretaria da Agricultura, integram as Câmaras Setoriais da Ovinocaprinocultura, Apicultura e Leite, o Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), e demais órgãos e entidades.