Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Estado do Tocantins (SINTET) declarou apoio ao “Abaixo Assinado - em defesa das águas que bebemos”. O movimento é uma iniciativa dos moradores da cidade de Palmas, em defesa das nascentes do Ribeirão Taquaruçu Grande, visando preservar a qualidade da água consumida, uma vez que, as águas que estão sendo consumidas estão sendo contaminadas por agrotóxicos, utilizados em plantios de monoculturas próximos às nascentes do Ribeirão Taquaruçu Grande. O Sintet vem mobilizando todos os trabalhadores da educação a estarem apoiando o movimento por meio de sua assinatura no Abaixo Assinado, que está sendo distribuído em todas as unidades escolares de Palmas. O documento estará à disposição da comunidade por tempo indeterminado, a fim de recolher o máximo de assinaturas. 

Importante ressaltar que 70% da água consumida nas residências, vem do Ribeirão Taquaruçu, o que desperta a preocupação com a saúde da população da capital e com a qualidade da água para consumo humano. O abaixo assinado solicita a proteção imediata das nascentes e de todo o seu entorno por meio da paralisação imediata de plantios que utilizam agrotóxicos na localidade, bem como, a preservação das nascentes e a criação do Parque das Águas na região das micro bacias Taquaruçu Grande, Macacão, Macaquinho, Cotovelo e Mata Verde no município de Palmas.

Para o presidente Regional do Sintet, Fernando Pereira, a iniciativa é imprescindível em diversos aspectos. "Precisamos nos mobilizar em defesa do Meio Ambiente e consequentemente, em defesa da nossa saúde, uma vez que, trata-se de um bem natural que é de todos, e afeta de forma significativa e direta na qualidade de vida dos moradores da capital", concluiu.