Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Gurupi por meio da Secretaria Municipal da Saúde intensifica até a próxima sexta-feira, 23, ações de orientação e prevenção sobre a tuberculose. Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), da cidade estão realizando essas ações, por meio de atendimentos e palestras voltadas ao assunto.

A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível que afeta os pulmões, embora possa atingir outros órgãos também. O principal sintoma é a tosse na forma seca. Por isso, a pessoa que está com tosse por três semanas ou mais precisa ser investigada. Em Gurupi os agentes de saúde fazem esse trabalho de identificação nas casas e já encaminha a uma UBS.

Todas as pessoas identificadas com alguns sintomas passam por exames específicos feito na Policlínica da cidade. Quem tem a doença precisa passar por tratamento de pelo menos seis meses. Tudo é disponibilizado pelo Sistema Único de Saúde.

Em Gurupi, no ano passado, foram 137 pessoas atendidas com suspeitas de terem a doença.  Em apenas oito delas deu positivo, duas eram de cidades vizinhas.  A coordenadora da Tuberculose de Gurupi, Mônica Paula, explica que apesar das ações acontecerem de forma intensivas, até a próxima sexta, o município pretende manter o ritmo até o fim do mês.