Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Elias Oliveira Roberta Kelly foi a representante do Tocantins na edição 2017 do PJB Roberta Kelly foi a representante do Tocantins na edição 2017 do PJB

Estudantes de todo o país terão a chance de vivenciar, durante cinco dias, o trabalho de um deputado federal, por meio do programa Parlamento Jovem Brasileiro (PJB), que abriu as inscrições nesta quarta-feira, 28. A experiência possibilita a formação de um conceito positivo acerca do Poder Legislativo educando para a cidadania e a participação juvenil na política.

O programa é promovido pela Câmara dos Deputados, desde 2004. No Tocantins, a Secretaria de Estado da Educação da Juventude, Esportes (Seduc) é responsável por coordenar a pré-seleção dos projetos, além de acompanhar os estudantes durante o desenvolvimento do programa.

De acordo com a coordenadora do PJB no Tocantins, Vaneide Labres, a participação dos estudantes favorece o desenvolvimento da consciência política e o protagonismo juvenil. “Essa vivência influencia na formação do pensamento crítico, de que ele é um cidadão e que pode fazer escolhas que contribuam para o bem do país. Além da possibilidade de atuar como deputados federais, o PJB potencializa a atuação democrática dos jovens e incentiva o protagonismo político juvenil”, enfatizou.

Como se Inscrever

Para participar da 15ª edição do PJB basta ser aluno do ensino médio ou técnico de escolas públicas e particulares, e ter entre 16 e 22 anos. Os interessados precisam elaborar um projeto de lei que proponha mudanças para melhorar a realidade do país.

Os candidatos do Tocantins devem enviar a proposta de lei à coordenação estadual até o dia 28 de maio. Também é necessário encaminhar a ficha de inscrição e os seguintes documentos: cópia do documento de identidade; declaração de matrícula; termo de autorização assinado pelos pais ou responsáveis, para os estudantes menores de 18 anos.

O envio pode ser feito via e-mail, para tocantins.pjb2018@gmail.com, ou pelos correios, ao endereço: 103 Sul, Av. LO 1, Lote 63, Edifício Jocelino Pinto, CEP: 77015-028, Palmas/TO. Também pode ser encaminhado à sede da Diretoria Regional de Educação à qual o estudante pertence. A ficha de inscrição, o modelo do termo e o edital completo estão disponíveis na página do PJB na internet e na fan page do Facebook.

Jornada Parlamentar

A Jornada Parlamentar será realizada de 1º a 5 de outubro, na Câmara dos Deputados. Serão selecionados 78 projetos de todo o Brasil. Todas as despesas serão custeadas pelo programa.

Os estudantes selecionados são empossados como deputados jovens e irão vivenciar as principais etapas de um processo legislativo, escrevendo projetos de leis e debatendo temas de grande relevância para o País.

Experiência

Em 2017, a deputada jovem do Tocantins foi a estudante Roberta Kelly de Jesus Macêdo, do Colégio Estadual Professora Ranulfa, de Aurora do Tocantins. Segundo ela, participar do PJB permitiu “conhecer de perto como funciona o trabalho dos deputados federais, proporcionando dias de aprendizado incríveis. Passei por um processo de autoconhecimento e descobri um gosto pela política que eu desconhecia. Foi uma experiência enriquecedora saber que posso colaborar muito na mudança que eu busco para a minha cidade, para o meu Estado e meu país”, revelou.