Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

O Projeto, ainda passará por análise das comissões temáticas da Casa

O Projeto, ainda passará por análise das comissões temáticas da Casa Foto: Divulgação

Foto: Divulgação O Projeto, ainda passará por análise das comissões temáticas da Casa O Projeto, ainda passará por análise das comissões temáticas da Casa

O vereador Eduardo Fortes (PSDB) apresentou à Casa de Leis, nesta terça-feira, 3, na primeira Sessão Ordinária no mês de abril, o Projeto de Lei (PL) de sua autoria, que propõe uma campanha permanente de conscientização da depressão infantil e na adolescência, no município de Gurupi.

A propositura prevê conscientizar a população e desmitificar de que o distúrbio não ocorre nos primeiros anos de vida de uma pessoa. Conforme o parlamentar, muitas pessoas apresentam sua primeira crise depressiva justamente durante a adolescência.

“Este projeto tem o intuito de aumentar a divulgação sobre esse problema estudado pela psicologia. É uma situação muito mais séria do que se imagina e que pode levar a um colapso ou um nível de surto mais elevado. Depressão é uma doença e deve ser tratada. E ainda há um grande preconceito a respeito da depressão, porque grande parte das pessoas ainda acham que a depressão é frescura. Ela tem cura, precisa de tratamento”, salientou Eduardo Fortes.

Em todo o Brasil sempre se tem notícias de crianças e principalmente adolescentes que chegam a tirar a própria vida devido à depressão, por isso é necessário políticas públicas para minimizar esse problema que infelizmente é uma realidade em todos os municípios brasileiros.

De acordo com os estudos da psicologia, a Depressão Infantil é caracterizada pela presença dos seguintes sinais e sintomas, os quais podem ser apresentar de forma mascarada: baixo desempenho escolar, pouca capacidade para se divertir (anedonia), sonolência ou insônia, mudança no padrão alimentar, fadiga excessiva, queixas físicas, irritabilidade, sentimentos de culpa, sentimentos de desvalia, sentimentos depressivos, atos suicidas, choro, afeto deprimido, fases depressivas, hiperatividade ou hipoatividade.

O Projeto de Lei pretende prevê ao Executivo para organização de uma equipe de profissionais vinculados ao tema e que integram o quadro de servidores da Prefeitura Municipal para executarem a campanha dentro das escolas. O Projeto, ainda passará por análise das comissões temáticas da Casa.