Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Em sessão solene realizada na manhã desta terça-feira, dia 10, para homenagear os jornalistas tocantinenses pelo Dia do Jornalista, o deputado estadual Paulo Mourão (PT), homenageou o jornalista Cleber Toledo do portal CT que há 26 anos atua na profissão.

Durante a sessão onde foram homenageados 14 profissionais, o parlamentar enfatizou a importância do trabalho exercido pelos jornalistas. “O jornalista é um profissional incansável, esforçado que sempre está disposto a trabalhar a serviço da notícia, com clareza, rapidez e precisão, relatando os fatos e acontecimentos durante o seu trabalho árduo e diário, pautado pela ética e responsabilidade com a informação do que será divulgado”, destacou. “Sabemos da sua função social que é de suma relevância, colaborando para uma sociedade mais justa e democrática e  promovendo a reflexão, a crítica e difundindo ideias” continuou o deputado.

Mourão lembrou também de nomes de profissionais que atuam no mercado tocantinense elogiando-os. Não podemos aqui deixar de citar nomes de jornalista importantes que também merecem serem lembrados pelos seus relevantes trabalhos: Tião Pinheiro, Luiz Armando, Umberto Salvador, Roberta Tum, Sidney Neto, Emerson Alencar, Aline Sene, Juarez falcão, Júnior Veras, Socorro Loureiro, Vieira de Mele, Jocyelma Santana, Gilson Cavalcante, Pena Forte, Luiz Pires, Zacarias Martins, Elvecino Benício e os nossos pioneiros que lutaram pela divisão do Estado do Tocantins e tiveram o seu trabalho como marco na história do Tocantins, como esses dois grandes jornalistas Trajano Coelho e Otávio Barros.

O jornalista Cleber Toledo, que falou em nome dos homenageados, destacou em seu discurso que a busca pela informação não é uma tarefa fácil, citando jornalistas que são agredidos durante o ofício do trabalho. “Somos com frequência as primeiras vítimas dessa batalha por mentes e corações. Seja pela incompreensão, seja pela intolerância com as diferentes posições, seja porque somos vocacionados à provocação para que o debate aflore, e a democracia prevaleça e se consolide”, ressaltou o profissional.

“Mas o fato de sermos vítimas dessa batalha por mentes e corações, por si só, mostra o quanto somos fundamentais e como a informação tratada por profissionais é um produto de primeira necessidade para a construção da sociedade, para seu fortalecimento, para o seu amadurecimento e para o seu desenvolvimento”, expôs Cleber. 

O jornalista ainda agradeceu aos deputados pela homenagem aos profissionais. “Fica aqui os nossos agradecimentos a esta Casa por sempre se lembrar da nossa luta; às nossas famílias, também vitimadas pelas ausências constantes nesta batalha por mentes corações, e a todos os cidadãos que nos lê, assiste ou ouve, e que, através do nosso trabalho, pautam sua vida, formam suas opiniões e tomam suas decisões”, ressaltou.

Homenageados

Foram homenageados os profissionais da área que atuam no mercado tocantinense: Cleber Toledo, Márcia Alves, Carlos Gomes, Maria José Cotrim, Ivonete Mota, Alessanda Bonfim Barcelar, Kiara Lubick, Georgethe Pinheiro, Eduardo Azevedo, João Renildo Gomes Aguiar, Álvaro Valim, Welcton Rodrigues de Oliveira, João José Ferreira da Silva e Fernando Almeida.