Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação/Secom

Uma das atrações na Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 2018) é o circuito da piscicultura, despertando interesse em produtores e visitantes. No local, os participantes conhecem todas as etapas para produção do peixe, desde a criação até a comercialização. A feira iniciou nesta terça-feira, 8, e segue até o sábado, 12, no Centro Agrotecnológico de Palmas.

O circuito é uma atividade desenvolvida no Portal da Piscicultura, para mostrar o passo a passo da cadeia produtiva do peixe. No local, o zootecnista e gerente de pesca e aquicultura do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), Andrei Costa, explica as fases da produção do peixe, iniciando pela espécie e ração, sistema de produção, equipamentos e acessórios (ração), abate e processamento, até o frigorífico (linha de comercialização).

Para o zootecnista Andrei Costa, o circuito é um local de conhecimento e esclarecimentos para tirar dúvidas. “Aqui, produtores e visitantes podem conhecer os procedimentos da cadeia produtiva da piscicultura e, consequentemente, produzir de forma adequada para gerar renda na sua propriedade”, argumentou.

Produtora

A produtora de Taquaruçu, Divani Pinto Almeida, esteve no local, interessada nas explicações do circuito. “Já tive uma criação de peixe, mas acabou. Estou aqui justamente para pegar mais informação e voltar a criar, pois, percebi que é uma atividade rentável”, ressaltou.

Suporte

No circuito, os participantes podem também contar com serviço de consultoria para assistência técnica e elaboração de projetos de criação de peixe.