Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

 Jogos Estudantis do Tocantins devem reunir mais de 20 mil estudantes

Jogos Estudantis do Tocantins devem reunir mais de 20 mil estudantes Foto: Márcio Vieira

Foto: Márcio Vieira  Jogos Estudantis do Tocantins devem reunir mais de 20 mil estudantes   Jogos Estudantis do Tocantins devem reunir mais de 20 mil estudantes

As disputas das fases regionais dos Jogos Estudantis do Tocantins (Jets) e dos Jogos Paradesportivos do Tocantins (Parajets) na cidade de Paraíso do Tocantins começaram nesta quarta-feira, 9, com a participação de 645 atletas. A abertura, com apresentação dos alunos, ocorreu no Ginásio Ercílio Bezerra, às 18 horas.  A bola rola em seguida, com duas partidas de futsal. 

As disputas das modalidades individuais, em Paraíso, começam nessa quinta-feira, 10, pela manhã, com atletismo no Estádio José Pereira Rego; e vôlei de praia, na quadra do Jardim Paulista. As modalidades coletivas serão disputadas no período da tarde - handebol, na Escola Estadual Trajano Coelho; futsal, no ginásio Ercílio Bezerra; e voleibol, no Instituto Presbiteriano Vale do Tocantins. 

Em Guaraí, os jogos iniciam na quinta-feira, 10, com mais de 400 estudantes. As disputas nos dois municípios seguem até domingo, 13. Araguaína abriu a fase de regionais na semana passada. Ainda neste mês, ocorrem mais quatro etapas, em Palmas, com municípios do interior e sede na categoria 12 a 14 anos, e em Colinas, Gurupi e Arraias. Para junho, estão programadas as regionais de Pedro Afonso, Miracema, Porto Nacional, Dianópolis, Araguatins, Tocantinópolis e Palmas, com municípios do interior e sede da categoria 12 a 14 anos. 

As modalidades coletivas em disputa nos Jets são basquete, handebol, futsal e voleibol. Já nas individuais são: atletismo, badminton, ciclismo, ginástica rítmica, judô, natação, tênis de mesa, xadrez, vôlei de praia e bocha paralímpica. 

A competição escolar é realizada pela Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) e deve reunir mais de 20 mil alunos atletas. 

Etapas estaduais

Os campeões das fases regionais classificam-se para as etapas estaduais, disputadas em Palmas. De acordo com o cronograma da Seduc, as modalidades coletivas da categoria 12 a 14 anos e os Jogos Paradesportivos do Tocantins (Parajets), 12 a 17 anos, serão realizados de 20 a 24 de junho. A etapa estadual dos esportes coletivos, na categoria 15 a 17 anos, está programada para ocorrer entre 26 e 30 de junho. Já as modalidades individuais, na categoria de 12 a 14 anos e na de 15 a 17 anos, serão disputadas de 18 a 21 de outubro. 

Finais

Os campeões dos Jets e classificados dos Parajets vão representar o Estado nos Jogos Escolares da Juventude de 2018. As modalidades coletivas passam por uma etapa regional dos Jogos Escolares da Juventude, em Manaus, de 19 a 23 de setembro. A fase nacional, com as modalidades coletivas e individuais, ocorrerá em Natal (RN), de 12 a 25 de novembro.