Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

O presidente da República, Michel Temer, sancionou o Projeto de Lei Complementar (PLC) 351 que reordena a cota de participação dos municípios na Compensação Financeira  pela Utilização de Recursos Hídricos (CFURH). A Lei nº  13.661, de 8 de maio de 2018 alterou o conteúdo da Lei nº 8.001, de 13 de março de 1990 e já se encontra publicada no Diário Oficial da União.

O presidente do Consórcio Intermunicipal  do Lago da UHE Lajeado (CI do Lago), prefeito de Porto Nacional, Joaquim Maia, comemorou a sanção.

“Valeram a pena nossos esforços, o empenho da nossa bancada Federal Tocantinense no Congresso, o apoio dos prefeitos do CI e agora existe justiça na distribuição da CFURH, considerando os municípios como os verdadeiros impactados por barragens”, destaca o presidente Joaquim Maia.

O PLC 351

Aprovado pela Câmara Federal e pelo Senado, o Projeto de Lei Complementar (PLC 351) ampliou a cota de participação dos municípios na Compensação Financeira  pela Utilização de Recursos Hídricos (CFURH).Antes da nova lei, a distribuição era feita da seguinte forma: 45% para Municípios;  45% para Estados;  10% para a União. O projeto aprovado define os seguintes percentuais para distribuição da CFURH:  65% para Municípios; 25% para Estados; 10% para a União.