Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esporte

Palmas receberá 230 alunos-atletas, de 10 estados

Palmas receberá 230 alunos-atletas, de 10 estados Foto: CBDU

Foto: CBDU Palmas receberá 230 alunos-atletas, de 10 estados Palmas receberá 230 alunos-atletas, de 10 estados

Entre os dias 21 e 26 de maio, a capital Palmas/TO, será palco das competições nacionais dos Jogos Universitários Brasileiros de Futebol 7 e de Basquete 3x3. Cerca de 230 alunos-atletas, nas categorias feminina e masculina, participarão das competições, representando 10 estados, das cinco regiões do país: Distrito Federal, Goiás, Ceará, Rio de Janeiro, Tocantins, São Paulo, Alagoas, Santa Catarina, Rio Grande do Norte e Paraíba.

As competições, que contam com patrocínio dos Correios, Operador Logístico oficial do esporte universitário do Brasil, serão sediadas no Clube da APCEF, para o futebol 7, e na Escola Municipal de Tempo Integral Padre Jósimo Morais Tavares, para o basquete 3x3. A entrada para o público é gratuita. As partidas de futebol 7 começam na terça-feira, 22, e seguem até o sábado, 26, com as finais e premiação. O basquete 3x3 será realizado de 24 a 26 de maio.

Antes do início de cada modalidade, a Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), realizadora do evento, promoverá as Reuniões Informativas, onde serão repassadas informações com relação ao novo formato do JUBs e normas de credenciamento, além de exemplificação dos locais de jogos e programação das partidas. A Reunião Informativa do futebol 7 acontecerá no dia 21 de maio, enquanto a do basquete 3x3 será realizada na quarta-feira, 23.

Novo formato do JUBs

A Temporada 2018 do esporte universitário brasileiro ganha um novo formato, onde todas as competições do calendário nacional passam a ser denominadas JUBs. Assim, os eventos de 2018 contarão com as modalidades que já fazem parte dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) e a inclusão de mais esportes, ampliando e qualificando a maior competição universitária da América Latina.

As modalidades que já compunham o calendário nacional entram agora para o programa do JUBs, ou seja, futebol de 7, lutas, futebol de campo, rugby 7 e jogos de praia ganham status de modalidades do JUBs, e serão realizadas ao longo do primeiro semestre de 2018.

As demais modalidades que já faziam parte do programa do JUBs contarão com competições específicas e direcionadas, garantindo uma maior qualidade do evento para os alunos-atletas. Assim, basquete 3×3, badminton, tênis, tênis de mesa e xadrez também serão realizadas ao longo do primeiro semestre de 2018, assim como os esportes recém-incluídos no programa.

O novo formato também irá beneficiar as melhores equipes das modalidades coletivas de quadras, uma vez que, após as etapas Estaduais, as Conferências de Quadras atuarão como última classificatória para a Fase Final do JUBs, que será realizada em Maringá, entre 4 e 11 de novembro.

Além das modalidades de quadra, a fase final do JUBs também contará com as competições de natação, atletismo, judô, FIFA, League of Legends, JUBs acadêmico, natação e atletismo paradesportivos, vôlei de praia e ciclismo, as duas últimas escolhidas pela cidade sede.

Os Jogos Universitários Brasileiros de Futebol 7 e Basquete 3x3 são uma realização da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) em parceria com a Federação Tocantinense de Desporto Universitário - FTDU. Patrocínio: Correios – Operador Logístico oficial do esporte universitário do Brasil e Ministério do Esporte. Apoio: SuperBolla. Apoio local: Secretaria da Educação, Juventude e Esportes do Tocantins (SEDUC), Associação dos Oficiais de Arbitragem do Tocantins (ASFATO) e APCEF Tocantins.