Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Foto: Divulgação Tenente-coronel Barbosa comemora dados positivos Tenente-coronel Barbosa comemora dados positivos

A Polícia Militar do Tocantins, por meio do 4º Batalhão, divulgou neste sábado, 2, os dados estatísticos do primeiro quadrimestre de 2018, relativos aos crimes de furtos e roubos em Gurupi e região. A análise demonstra que houve uma redução drástica nos índices desses delitos, comparado aos números do mesmo período de 2017. O comando acredita que o empenho do efetivo, a execução de operações separadas e conjuntamente com outros órgãos e instituições, o fortalecimento de parcerias e ações repressivas desenvolvidas nesse período contribuíram para a redução de 31,97% nos furtos e de 50% nos roubos.

Dezessete municípios da região sul do estado, incluindo a cidade de Gurupi, compreendem a área circunscricional do 4º BPM, cuja missão institucional incumbe-lhe “assegurar a ordem pública através do exercício do policiamento ostensivo, preventivo e repressivo de segurança” para uma população de aproximadamente 170 mil habitantes. Nesse aspecto, o comprometimento de todo o efetivo da Unidade em ações preventivas tem resultado na melhoria da qualidade de vida e segurança da comunidade.

Durante esse período, a PM prendeu 296 pessoasem situação de fragrante delito, apreendeu 45 armas de fogo e 213 munições de calibres diversos e recuperou 67 veículos furtados e/ou roubados na região. Em decorrência das intervenções operacionais, verifica-se que os delitos de furtos caíram de 538 para 366 e os roubos de 377 para 188 no primeiro quadrimestre de 2018.

Nos casos específicos de furtos de veículos, houve uma redução de 31,25% (64 contra 44). Já os crimes de roubos de veículos reduziram em 52,63% (38 contra 18 registros).

Recuperação de veículos furtados/roubados

A análise revela outro dado importante: enquanto se registrou 62 ocorrências de furtos e/ou roubos de veículos, a Unidade recuperou 67 com tais restrições e deu início ao procedimento de restituição aos legítimos proprietários. Isso leva a conclusão de que o 4º BPM recuperou não somente veículos furtados e/ou roubados na sua circunscrição, como também outros, cujas ocorrências aconteceram noutros municípios ou estado.

O comandante da Unidade, tenente-coronel Márcio Antônio Barbosa, comemorou o êxito e destacou que as operações desenvolvidas pelo 4º BPM, separada ou conjuntamente com outros órgãos e/ou instituições foram determinantes para o alcance desse resultado positivo.