Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Termina nesta segunda-feira, 4, o prazo para os estudantes do ensino médio se inscreverem na edição 2018 do programa Parlamento Jovem Brasileiro (PJB). A iniciativa oportuniza que os selecionados vivenciem, durante cinco dias, o trabalho dos parlamentares na Câmara dos Deputados, em Brasília/DF.

Promovida desde 2004, a experiência possibilita a formação de um conceito positivo acerca do Poder Legislativo, educando para a cidadania e a participação juvenil na política. No Tocantins, a Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) é responsável por coordenar a pré-seleção dos projetos, além de acompanhar os estudantes durante o desenvolvimento do programa.

Conforme o gerente de Programas e Projetos Educacionais da Seduc, Júlio César da Rocha, o programa reforça o protagonismo juvenil entre os educandos. “É uma oportunidade de elaborar um projeto de lei e de defendê-lo como se fosse um deputado. Existe ainda a chance de esse projeto ser aproveitado pelos parlamentares para que se torne uma lei de fato. O PJB é uma lição de protagonismo juvenil e de formação política-cidadã”, ressaltou.

Como se inscrever

Podem participar da 15ª edição do PJB alunos do ensino médio ou técnico de escolas públicas e particulares que tenham idade entre 16 e 22 anos. Os interessados precisam elaborar um projeto de lei que proponha mudanças para melhorar a realidade do país.

Os candidatos do Tocantins devem enviar à coordenação estadual a proposta de lei, a ficha de inscrição e os seguintes documentos: cópia do documento de identidade; declaração de matrícula; termo de autorização assinado pelos pais ou responsáveis, para os estudantes menores de 18 anos.

O envio pode ser feito via e-mail, para tocantins.pjb2018@gmail.com, ou pelos correios, ao endereço: 103 Sul, Av. LO 1, Lote 63, Edifício Jocelino Pinto, CEP: 77015-028. Palmas/TO. Também pode ser encaminhado à sede da Diretoria Regional de Educação à qual o estudante pertence. A ficha de inscrição, o modelo do termo e o edital completo estão disponíveis na página do PJB na internet e na fan page do Facebook.  Para as inscrições enviadas via correios, será considerada a data da postagem. 

Jornada Parlamentar

A Jornada Parlamentar será realizada de 1 a 5 de outubro, na Câmara dos Deputados. Serão selecionados 78 projetos de todo o Brasil. Todas as despesas serão custeadas pelo programa.

Os estudantes selecionados são empossados como deputados jovens e irão vivenciar as principais etapas de um processo legislativo, escrevendo projetos de leis e debatendo temas de grande relevância para o País.