Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Dornil Sobrinho

A Prefeitura de Porto Nacional, por meio da Secretaria do Planejamento, Meio Ambiente, Habitação, Ciência e Tecnologia, encerrou na manhã dessa segunda-feira, 11, a 6ª Edição da Semana do Meio Ambiente. Este ano o tema foi “Meio Ambiente e Cidadania”, que abordou aspectos voltados à sustentabilidade e preservação do meio ambiente. A novidade foi o 1° Prêmio Porto Sustentável, premiação que visa reconhecer iniciativas ambientais.

Na entrega do Prêmio, a secretária da pasta, Flávia Ayres, ressaltou o sucesso do evento e das ações que o Município tem desenvolvido visando às práticas sustentáveis de preservação e conservação do meio ambiente.

“Quero agradecer a todos os envolvidos na semana do meio ambiente e parabenizar todos aqueles que se envolveram e se inscreveram no prêmio Porto Sustentável. Essa ação reforça mais ainda nossos projetos, onde temos entidades privadas, públicas e organizações sociais envolvidas, somando forças nos projetos de sustentabilidade e preservação do meio ambiente”, afirmou Flávia.

O prefeito Joaquim Maia ressaltou a importância da cidadania em ações socioambientais.

“Temos trabalhado muito no intuito de desenvolver políticas públicas municipais de desenvolvimento e de sustentabilidade. Sabemos da importância de estruturarmos nossos projetos que já são desenvolvidos na gestão e incrementar novas ações como essas que estamos premiando. Quero parabenizar os vencedores pela excelência dos seus projetos e iremos certamente aplicá-los nas práticas de sustentabilidade do nosso município”, destacou.

Premiados

Foram contempladas as seguintes instituições: Categoria Organização da Sociedade Civil: Grupo Escoteiros do Ar Porto Nacional 09/TO, representada pela diretora Gladis Helena; Categoria Instituição Pública: Escola Municipal Deasil Aires, através da gestora Vera Fischer; Categoria Instituição Privada: ITPAC Porto Nacional, através da acadêmica, Karyna Kelly e do professor Diogo Pedreira. Os vencedores de cada categoria foram contemplados com um troféu, um selo e R$ 1.000,00 em dinheiro.

O prêmio tem como o objetivo reconhecer, incentivar e divulgar iniciativas de ações voltadas à preservação ambiental, tais como proteção direta ou indireta dos mananciais hídricos, da fauna e da flora nativa, do solo e da qualidade do ar, no município de Porto Nacional, estimulando que estas sejam replicadas.

Participaram da solenidade de premiação, o Prefeito Joaquim Maia, a primeira-dama Aline Maia, o vice-prefeito Ronivon Maciel, o deputado estadual Ricardo Ayres, a secretária do Planejamento, Habitação, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia, Flávia Ayres e o diretor do IFTO de Porto Nacional, Edilson Leite.