Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Equipe do CAR realiza atendimento na região sul do Estado

Equipe do CAR realiza atendimento na região sul do Estado Foto: Fernando Alves

Foto: Fernando Alves Equipe do CAR realiza atendimento na região sul do Estado Equipe do CAR realiza atendimento na região sul do Estado

A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) prossegue com atendimento do Cadastro Ambiental Rural (CAR) até essa sexta-feira, 22, em cinco municípios do interior: Cristalândia, Lagoa da Confusão, Figueirópolis, Alvorada e Talismã. O serviço é realizado gratuitamente pela equipe da Semarh para os proprietários de imóveis rurais de até 320 hectares.

O Estado conta com mais de 70% de área já cadastrada e o grupo de trabalho realiza a adesão ao serviço eletrônico em sistema de plantão e modo itinerante. Durante essa semana o suporte em  Lagoa da Confusão é na sede do Centro de Convenções; em Figueirópolis a equipe está com ponto de apoio na Prefeitura Municipal; já em Alvorada os interessados podem realizar o CAR na Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária; e na cidade de Alvorada, a ação é na  Secretaria de Agricultura de Talismã. O atendimento é realizado das 8 às 18h.

Os proprietários rurais podem comparecer munidos dos seguintes comprovantes: documentos pessoais (RG, CPF, ou CNH); comprovação de propriedade ou posse; memorial descritivo e mapa da terra; além das coordenadas geográficas da propriedade. Com o procedimento será garantido à possibilidade  de linha de crédito, instalação de energia elétrica entre outros benefícios.

CAR

O CAR foi criado pela Lei 12.651/2012, a partir do Sistema Nacional de Informação sobre Meio Ambiente (Sinima), o Cadastro Ambiental Rural se define em base de dados estratégica para o controle, monitoramento e combate ao desmatamento das florestas e demais formas de vegetação nativa do Brasil, além de ser instrumento para planejamento ambiental e econômico dos imóveis rurais. O CAR é um dos mecanismos de fortalecimento da política de preservação ambiental, sobretudo das Áreas de Preservação Permanente (APP), de Reserva Legal, das florestas e dos remanescentes de vegetação nativa.