Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

O Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Estado do Tocantins (SINTRAS) informou nesta quarta-feira, 11, que a diretora da entidade, Maria Mirtes de Araújo Sousa, faleceu nesta última terça-feira, em Imperatriz, no Maranhão. Mirtes tinha 48 anos e estava internada na UTI há mais de duas semanas, em coma induzido, em decorrência de um Acidente Vascular Cerebral. 

A diretora filiou-se ao sindicato em 21 de janeiro de 1998 e passou a compor o quadro da diretoria da entidade em 2005 como delegada Regional de Augustinópolis. Na atual gestão do Sintras ela fazia parte da diretoria executiva como secretária de Assuntos Previdenciários. Mandato que finalizaria em 2020. 

Segundo diretores do sindicato, Mirtes era atuante nas ações do sindicato e sempre presente nas reuniões da diretoria para discutir melhorias para a vida laboral dos trabalhadores em saúde, representados pelo sindicato. 

Segundo nota do sindicato, como Técnica de Enfermagem e atuação como militante sindical Mirtes “deixa um legado com ênfase no profissionalismo, dedicação e paixão pela profissão e atuação na área sindical”. 

Devido o acontecido, o presidente do Sintras, Manoel Miranda, informa que decretou três dias de luto no sindicato a partir desta última terça-feira, 10. Miranda informa que visitou a diretora no hospital nesta semana e que recebeu a notícia na estrada, voltando para Palmas/TO. Ele retorna juntamente com alguns diretores nesta quarta-feira, 11, para Augustinópolis e prestar as últimas homenagens a técnica de enfermagem. 

Segundo o presidente do Sintras, o sindicato perde uma guerreira. “Para o Sintras perdemos uma grande companheira, uma guerreira da saúde, que sempre lutou em prol dos filiados da regional e do Estado. Estamos muito tristes com a sua passagem e pedimos a Deus o descanso eterno ao seu lado”, com tristeza disse Miranda. 

Conforme o tesoureiro da entidade, João Batista Rego, Mirtes conduziu com grande responsabilidade e seriedade na representação da entidade. “Sua atuação contribuiu para o fortalecimento do sindicato, fez parte da construção da história do Sintras. Lutou, defendeu, zelou pela entidade, foi uma grande representante dos filiados na região norte do Tocantins. Ela tinha amizade com as pessoas, o que a tornou querida para todos”, disse Batista. 

A Secretaria Estadual da Saúde por meio do Hospital Regional de Augustinópolis (HRA) também lamentou o falecimento da servidora. Mirtes atuou como técnica de E=enfermagem, por aproximadamente 24 anos no HRA,  no setor de neonatologia.

O velório acontece na Av. Goiás, nº 552, centro de Augustinópolis e o sepultamento será no cemitério local da cidade.