Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Um projeto do Espaço Cultural Artpalco oportuniza um mês de férias diferente para as crianças que residem em casa abrigo na cidade de Araguaína, no Norte do Estado. Por meio do “Adote uma Criança”, empresários poderão patrocinar um mês de acesso à Colônia de Férias do Artpalco para as crianças residentes da Casa Ana Caroline Tenório.

A casa de acolhimento é voltada para crianças abandonadas e também em situação de vulnerabilidade social. Responsável pela Casa Ana Caroline Tenório, a secretária de assistência social de Araguaína, Fernanda Ribeiro, lembra que a maioria das crianças nunca teve vivência com teatro, música e culinária. “São crianças que romperam vínculos familiares, neste contexto, é muito importante mostrar que eles têm outros caminhos para seguir, além daquela realidade que os trouxe para a casa de acolhimento. É importante para mostrar uma vida diferente e, no momento futuro, quando houver a reintegração social, eles certamente irão se enxergar como cidadãos melhores e poderão ter uma perspectiva melhor de vida”, considerou Fernanda.

Um total de dez crianças da casa abrigo já estão sendo beneficiadas, mas ainda há  vagas disponíveis. O projeto disponibilizará as crianças encontros três vezes por semana, durante todo o mês de julho, com atividades de arte, esporte, cultura e lazer.

Colônia

A colônia acontece durante todo o mês de julho e é voltada para crianças de 3 a 12 anos. Além da bolsa para crianças em situação de vulnerabilidade social ofertadas pelos empresários, a Colônia de Férias é aberta para toda a comunidade. Uma diferenciada opção para a temporada de férias, o projeto alia o entretenimento à educação e cultura.

Em um ambiente seguro e acolhedor, o projeto oferece atividades de recreação e pedagógicas, contação de histórias, dança (ritmos), culinária, teatro, música, cinema e muito mais. A proposta é despertar e estimular nas crianças o desenvolvimento motor, social e intelectual, a partir de atividades prazerosas para o público infantil.

Inscrições

As inscrições para empresários e também para a comunidade em geral podem ser feitas na sede do Espaço Cultural (Setor George Yunes) ou por telefone. Os valores variam de R$ 40,00 (diária) a R$ 240,00 (pacote completo).

O “Adote uma Criança” é realizado pelo Espaço Cultural Artpalco em parceria com o Instituto Social Cultural Araguaia Tocantins (Isca). Já aderiram ao projeto em Araguaína empresas como Fraudineis Fiomare, Summer Clothes, Lojas Nosso Lar, M Martan, Programa Viver Bem, políticos como o deputado Elenil da Penha, e empresários como Marcus Marcelo, Cristhiane, Nil Braga e Shirley Coelho.