Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Ao celebrar 171 anos de fundação, a cidade de Pedro Afonso, a 206 km de Palmas, realizou, durante toda a semana passada uma extensa programação em comemoração ao aniversário da principal cidade da região centro-norte do estado do Tocantins.

Envolvendo todas as secretarias municipais, as celebrações contaram com atividades culturais, esportivas, religiosas, além de entregas de importantes obras à comunidade. Durante toda a semana o executivo municipal intensificou as ações, que tiveram início no dia 9 de julho, com a o culto de ação de graças, realizado no auditório da Prefeitura de Pedro Afonso.

Resgatando a memória local e a história pedroafonsina, foram entregues, durante a segunda edição da Comenda Frei Rafael de Taggia, 26 homenagens às personalidades que auxiliaram o desenvolvimento do município. A honraria foi entregue no dia 10 de julho, no auditório da Prefeitura de Pedro Afonso, tendo como tema os 50 anos da “Libertação dos Jegues”, um dos momentos marcantes da história do município. “Foi uma honra para mim receber essa homenagem, um simples carregador de água ser agraciado com a maior homenagem do município em seus 171 anos é algo que marcar de verdade minha história”, ressaltou Raimundo Lopes de Oliveira, ex-carregador de água, antes da Libertação dos Jegues.

Presente à Comunidade

Esperada há 22 anos, o prefeito Jairo Mariano, acompanhado de diversas autoridades locais, entregaram aos pedroafonsinos, na noite do dia 12 de julho, as obras Centro de Convenções Educacional e Cultural de Pedro Afonso de Ana Raquel Soares Milhomens, que será sede das secretarias municipais de Educação, Esporte e Cultura. A obra, conhecida como o elefante branco do município de Pedro Afonso, foi retomada pela gestão de Jairo Mariano e contou com o investimento de 1,2 milhões.

Além do Centro de Convenção, também foram entregues obras de pavimentação asfáltica nos setores João Ganha Pouco, Joaquim de Matos Lima e Bela Vista I, com o investimento de R$ 1.130,356,00. “Hoje o município de Pedro Afonso vive uma outra realidade, a cidade está se desenvolvendo graças ao apoio da gestão, que vem investindo na infraestrutura da cidade, tanto em asfalto como outras importantes obras, como é o caso do centro de convenções”, destaca a professora Rita Aquino Barros Gonçalves.

Esporte e Lazer

Incentivando o esporte, o executivo municipal organizou um calendário de torneios esportivos. Entre as diversas modalidades que fizeram parte da programação de aniversário estiveram vôlei, futebol de areia, maratona e tênis de mesa. Um dos destaques foi o resgate da tradicional competição de natação “Travessia dos Portos”, que uniu prática esportiva à resgate da memória local.

Parte também da programação, a corrida de cavalos, levou dezenas de competidores à pista local. Ao todo foram mais de R$ 15 mil em prêmios, distribuídos em todas as modalidades.

Já para garantir a alegria dos pedroafonsinos durante os dias de festa, a gestão realizou a Feira da Alegria, especial 171 anos, que contou com momentos de recreação para crianças, apresentações culturais e show. Durante a Feira, o gestor, acompanhado do Deputado Vicentinho Júnior, realizaram o corte do bolo, que foi entregue à comunidade.

Um dos destaques da programação show do cantor Xand Aviões, líder da banda Aviões do Forró, levou mais de 20 mil pessoas ao Parque de Exposição de Pedro Afonso.

"É sempre bom ver um município que investe em esporte e lazer, pois isso também auxilia no desenvolvimento da comunidade e na melhoria da qualidade de vida das pessoas", revela o estudante Guilherme Costa.  

Cavalgada

Uma das manifestações culturais de maior representação no município de Pedro Afonso, a cavalgada em alusão aos 171 anos da cidade, realizada no dia 15 de julho, levou centenas de amazonas e cavaleiros em uma passeio pelas principais ruas e avenidas da cidade. Ao todo foram mais de 700 animais, que desfilaram encantando moradores e visitantes que acompanharam atento cada comitiva. “Sempre acompanho a cavalgada e como pedroafonsino é uma grande emoção participar desse momento que homenageia nossa querida cidade”, afirma operador de máquinas Cleber Pereira dos Santos.

171 anos

De acordo o prefeito Jairo Mariano, presidente da Associação Tocantinense de Municípios (ATM), às celebrações do aniversário de 171 anos de Pedro Afonso, juntamente com a programação de verão possibilitaram uma movimentação expressiva no município.

“Foram dias de muita festa e alegria, mas também e trabalho e dedicação, que mostra a razão pela qual nossa cidade tem sido um dos pólos de desenvolvimento na região. Recebemos várias pessoas, que movimentaram a economia local e isso traz bastante benefícios ao município”, frisou Jairo.

O gestor afirmou ainda que toda a equipe gestora tem se empenhado na busca da qualidade de vida dos pedroafonsinos e investido no desenvolvimento da cidade. “Buscamos diariamente realizar ações e obras que auxiliem no desenvolvimento da cidade e temos conseguido, com muito esforço, atender as demandas dos pedroafonsinos, além de garantir investimentos importantes para a cidade. A entrega do Centro de Convenções, das pavimentações, mostra que estamos no caminho certo. Ainda há muitos investimentos a serem implementados e entregues à comunidade”, completa Jairo.