Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Fernando Alves Bacia Hidrográfica do Rio Formoso vai contar com oito PCDs Bacia Hidrográfica do Rio Formoso vai contar com oito PCDs

A Bacia Hidrográfica do Rio Formoso recebe até esta sexta-feira, 27,  a instalação de mais uma Plataforma de Coleta de Dados (PCD) no Rio Urubu. A implantação está sendo realizada pelos  técnicos de hidrometeorologia da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh). Com a nova estação, será um total de oito plataformas que monitoram por 24 horas o nível e vazão da bacia.

Desta vez, segundo o secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Leonardo Cintra, a PCD será instalada em um trecho intermediário do Rio Urubu, que compõe a Bacia Hidrográfica do Rio Formoso. “Depois da primeira estação, observamos a necessidade de implantar mais uma estação para garantir mais eficiência na coleta de dados”, explicou o gestor estadual.

Com a instalação desta PCD, o Governo do Tocantins conta com 43 estações funcionando e cobrindo todas as bacias hidrográficas do Tocantins. Desta vez, o investimento foi de R$ 42 mil, sendo que as plataformas funcionam com energia solar e transmitem os dados instantaneamente por telemetria, via satélite, para a Agência Nacional de Águas (ANA), que disponibiliza todas as informações para a Central de Monitoramento Hidrometeorológico do Tocantins, situada na Semarh, fortalecendo o banco de dados do Estado.

Todas essas informações coletadas pelas plataformas estão disponíveis nos Boletins de Hidrometeorologia, gerados diariamente pela Semarh e podem ser acessadas no site  www.semarh.to.gov.br.