Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação José Roberto afirma que o PT deve compor a majoritária com candidatura ao Senado José Roberto afirma que o PT deve compor a majoritária com candidatura ao Senado
  • Márlon Reis é pré-candidato ao governo do Tocantins

O presidente do PT no Tocantins, deputado estadual José Roberto Forzani, confirmou ao Conexão Tocantins que o partido está inclinado a apoiar o pré-candidato Márlon Reis ao Governo do Estado. De acordo com José Roberto, o partido realiza nesta quinta-feira, 2, um encontro estadual antes da convenção de domingo para decidir a respeito das candidaturas e alianças políticas.

A composição mais provável, segundo o presidente da legenda, é que o partido some forças ao Rede de Márlon Reis, com a indicação de Paulo Mourão como candidato ao Senado da República na chapa majoritária. “As conversas estão avançando. A tendência é a gente consolidar com ele [Márlon Reis], com o companheiro Paulo Mourão compondo a chapa para o Senado”, declarou José Roberto. As definições da reunião de hoje do PT devem sair no final da tarde.

O primeiro partido a confirmar apoio a Márlon Reis em convenção foi o PRTB (Partido Renovador Trabalhista Brasileiro) na última terça-feira, 31. O PRTB indicou o nome de Adailton Batista Fonseca para vice-governador na chapa, mas a legenda não descarta a possibilidade de que, dependendo das articulações políticas até domingo, seja indicado um vice de outra legenda. Há apenas a condição de que o nome indicado passe pela aprovação do PRTB.

O Partido Verde (PV) também manifestou através de carta seu apoio à pré-candidatura de Reis. “Essa decisão nasce do entendimento claro do PV de que Márlon Reis é o único entre os pré-candidatos com capacidade profissional e ética para recuperar nosso Estado e dar início a essa nova fase da história político-administrativa do Tocantins. Estamos convictos de nossa decisão”, diz a carta.

As conversas do Rede com demais partidos para formatação da aliança continuam nesta quinta-feira. A assessoria de Márlon Reis confirmou reuniões do partido com demais legendas durante todo o dia de hoje. Além do PT, PRTB e PV - que já são apoio garantido -  devem participar da reunião também PDT, PSD e Psol. Uma das apostas é que o PDT indique o deputado federal Irajá Abreu na segunda vaga ao senado da chapa de Reis. Procurada, a assessoria de Irajá não respondeu.

O presidente do PSOL no Tocantins, Edgar Gomes, também não confirmou a aliança do partido com o Rede, mas disse que estão em discussão. “Estamos conversando e até domingo decidiremos como o PSOL participará da eleição”, declarou.

Em carta enviada à imprensa no último dia 24 de julho, Márlon Reis disse que não fará aliança política com famílias que já governaram o Estado. “Não abrimos mão da construção do melhor plano de governo para o Tocantins e as composições partidárias seguirão esse princípio, assim como o forte combate à corrupção. Também não faremos aliança com famílias políticas que já governaram o Tocantins”, diz a carta.