Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Elias Oliveira Das 29 alunas matriculadas na escola da unidade feminina, 12 estão concluindo o ensino médio Das 29 alunas matriculadas na escola da unidade feminina, 12 estão concluindo o ensino médio

As estudantes que cumprem pena na Unidade de Prisão Feminina de Palmas receberam, nesta sexta-feira, 3, o material pedagógico do programa #TOnoEnem, desenvolvido pelo Governo do Estado, que visa complementar a preparação dos alunos concluintes da rede estadual para o Exame Nacional do Ensino Médio. O material é composto por cinco volumes, contemplando as áreas do conhecimento de linguagens, ciências humanas, ciências da natureza, matemática e redação. Neste ano, os kits estão sendo distribuídos para cerca de 20 mil concluintes do ensino médio.

Durante a entrega do material, a titular da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), Adriana Aguiar, destacou que o programa é um apoio para aquelas que veem no ensino superior uma esperança de serem reintegradas à sociedade. “Oferecer acesso à educação básica para todos é dever do Estado, mas queremos ir além e oportunizar a essas pessoas que estão privadas de liberdade a chance de buscar o ingresso na universidade, tendo melhores condições de trabalho ao retornar à sociedade”, frisou.

Das 29 que estão estudando, 12 concluirão o ensino médio ainda neste semestre. A escola funciona nas dependências da unidade prisional, na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Uma das beneficiadas com o programa é a aluna K.P. de 19 anos, que vai concluir o ensino médio neste ano. “Vou me dedicar mais e recuperar o tempo que perdi, não levando meus estudos a sério quando estava lá fora. Agora, com esse kit, vamos ter mais chance de ter uma boa nota no Enem. Quero fazer faculdade de Direito”, revelou, empolgada.

A reeducanda C.L.S. é um exemplo de que nunca é tarde para voltar a estudar. Aos 52 anos ela está concluindo o ensino médio e planeja cursar fisioterapia. “Nós já aprendemos muito aqui na sala de aula. Eu parei de estudar por muitos anos e essa escola aqui foi a melhor coisa que podia acontecer. Para quem está aqui dentro, saber que existe essa oportunidade de continuar estudando, mesmo cumprindo pena, é um alívio. Meu plano é fazer faculdade e recomeçar a vida lá fora com dignidade. Quero dar orgulho para minha família e para aqueles que acreditam na minha capacidade de ser cada dia uma pessoa melhor”, relatou.

J.G. tem 29 anos e cursou todo o ensino médio na Unidade de Prisão Feminina. Agora, ela se dedica estudar para o Enem. “Terminei esse ano e já estou sentido falta das aulas. Não quero parar de estudar. Vou usar esse material para estudar para o Enem e pretendo fazer Administração”, contou.

Educação Prisional

A Educação em Prisões no Tocantins é ofertada em parceria entre a Seduc e a Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju). O Estado é o primeiro do ranking brasileiro em atendimento educacional a população privada de liberdade, atendendo cerca de 25%, conforme o relatório divulgado em 2017.

“A ressocialização por meio da educação é o objetivo dessa parceria. Além de ser uma forma de remissão da pena, poder estudar, mesmo estando privado de liberdade, faz com essas pessoas tenham uma perspectiva de mudança de vida”, frisou o superintendente Estadual do Sistema Penitenciário e Prisional, Orleanes de Souza Alves.

Enem PPL

O Exame Nacional do Ensino Médio para pessoas privadas de liberdade e jovens sob medida socioeducativa (Enem PPL) é realizado após o Enem regular e as provas são aplicadas dentro das unidades prisionais. Com a nota da prova, os candidatos podem requerer, judicialmente, o direito de ingressar no ensino superior.