Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

O estudante Ilan, juntamente com a equipe da escola e o diretor regional de Gurupi, Davi de Abrantes

O estudante Ilan, juntamente com a equipe da escola e o diretor regional de Gurupi, Davi de Abrantes Foto: Divulgação

Foto: Divulgação O estudante Ilan, juntamente com a equipe da escola e o diretor regional de Gurupi, Davi de Abrantes O estudante Ilan, juntamente com a equipe da escola e o diretor regional de Gurupi, Davi de Abrantes

A lista dos alunos selecionados para o programa Parlamento Jovem Brasileiro (PJB) foi divulgada nesta sexta-feira, 10. Do Tocantins, o estudante Ilan Rubins Carneiro de Carvalho foi escolhido para passar uma semana atuando na Câmara dos Deputados em Brasília/DF e apresentar seu projeto de lei desenvolvido em parceria com a Escola Estadual Dr. Joaquim Pereira da Costa, de Gurupi.

Com o tema “A política sob novos olhares nas instituições de ensino público do Brasil”, Ilan disse que pretende mudar a forma que os estudantes visualizam a política e os agentes públicos. “Com o meu projeto pretendo mudar a visão que as pessoas têm da política, que é um assunto importante que precisamos debater”, destacou.

O aluno gurupiense havia sido pré-selecionado ao lado das estudantes Laicy Conceição Rodrigues Suares, Thaissa Neres de Oliveira e Louise Xavier Macedo e, após análise da bancada da Câmara, teve seu projeto aprovado para representar o Tocantins em Brasília, ao lado de outros 77 jovens parlamentares de todo o Brasil.

O resultado final do processo seletivo está disponível no portal da Câmara Federal e na página do Facebook do PJB. A jornada parlamentar ocorrerá no período de 1 a 5 de outubro de 2018 em Brasília. O estudante selecionado será acompanhado pela coordenadora do Programa no Estado, Vaneide Labres.

Como reconhecimento ao projeto apresentado pelo aluno da Escola Estadual Dr. Joaquim Pereira da Costa, o diretor regional de Educação de Gurupi, Davi Pereira de Abrantes, esteve na unidade de ensino nesta sexta-feira e parabenizou Ilan. Para o gestor, a participação dos jovens nos processos políticos é muito importante para a consolidação de uma futura geração de cidadãos participativos na sociedade.

“Ilan ressaltou que, com o seu projeto busca desconstruir o conceito de que a política é corrupta, distante e negativa, fazendo com que os jovens a vejam de uma forma diferente, para que possam acreditar que podemos ter um país melhor”, destacou.

Para a diretora da escola, Débora Santos, ter um aluno selecionado para o Parlamento Jovem Brasileiro é um grande exemplo para que outros estudantes participem ativamente da vida política e dos rumos da comunidade. “A política sempre foi condutora do destino da população, desse modo podemos dizer que ela não é só o momento da eleição”, completou.

PJB

O Parlamento Jovem Brasileiro (PJB) tem por objetivo proporcionar aos estudantes de ensino médio a vivência do trabalho dos Deputados Federais, por uma semana, na Câmara dos Deputados, em Brasília. Os estudantes selecionados são empossados como deputados jovens e podem vivenciar as principais etapas de um processo de elaboração de leis, escrevendo projetos de leis e debatendo temas de grande importância para o País.

O objetivo da Câmara dos Deputados e das Secretarias de Educação com o PJB é difundir os conhecimentos sobre o Poder Legislativo e sua importância para o desenvolvimento da cidadania e da participação social.