Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Arquivo Seagro

A Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro) em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) iniciam o II módulo do curso Sistemas Agroflorestais com o tema: “Composição e Manejo de Sistemas Agroflorestais”. O curso direcionado a técnicos, produtores, consultores e representantes de escolas agrícolas inicia nessa terça-feira, 14, às 8h30, e encerra na sexta-feira, 17, no auditório do Embrapa Pesca e Aquicultura, em Palmas.

Na parte teórica, os participantes estudam sobre diversos temas dentre eles: sistemas agroflorestais no Brasil; visita virtual aos principais Sistemas Agroflorestais (SAFs) do País; classificação dos SAFs, ecoecologia: plantas, manejo da sombra; ciclagem de nutrientes; características dos componentes, entre outras.

Na quarta-feira, 15, pela manhã, na parte prática, ocorre uma visita uma numa propriedade modelo, no Reassentamento Mariana, município de Palmas. No local os participantes poderão conferir de perto as práticas de cultivo no sistema agroflorestal.

Apresentação

No último dia, na sexta-feira, 17, em grupos, na forma de dinâmica didática, os participantes apresentarão os projetos modelos na composição e manejo dos SAFs.

O curso é uma realização através do convênio entre o Mapa e a Seagro, com a participação do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), Ministério Público Estadual, Unitins Agro e Embrapa Florestas Paraná.