A Prefeitura de Porto Nacional, por meio da Defesa Civil, realizou na última semana o mapeamento de residências em áreas de risco às margens da BR-010 (antiga TO-050).
Segundo o coordenador da Defesa Civil, Nilberto Ferreira Machado, o trabalho da Defesa Civil está ocorrendo em todos os locais em situações semelhantes. “A Defesa Civil só existia no papel e só agora a Defesa Civil saiu do papel e está trabalhando em prol da comunidade. Hoje estamos fazendo o mapeamento dessas famílias que estão em áreas de risco para que a Secretaria de Planejamento, Habitação, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia, tome as medidas necessárias”, informou Nilberto.
A moradora Alzira de Abreu explica que sofre às margens da BR-010 há mais de 20 anos. “Hoje eu agradeço pelo município se lembrar da gente e tomar as medidas necessárias para dar dignidade e segurança para mim e meus vizinhos”, agradeceu Alzira.
Avaliação de riscos
A Secretária Municipal de Planejamento, Habitação, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia, Flávia Ayres, explicou que após o mapeamento será feito uma análise para dirimir os riscos. “A partir desse momento iremos fazer uma reunião com diversos órgãos para tentarmos avaliar quais as situações de riscos presentes no município e quais ações poderemos tomar a curto, médio e longo prazo”, reforçou Flávia.
A secretária Executiva da Defesa Civil, Kênia Alves de Sousa, informou que o órgão irá dar todo o suporte necessário para essas famílias que estão em áreas de risco. “A gestão do prefeito Joaquim Maia tem a preocupação juntamente com a Defesa Civil Municipal e juntos estão buscando sanar as demandas identificadas nas áreas de risco do município construindo assim uma sociedade mais justa”, destacou Kênia.