Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Os arquitetos do Tocantins poderão debater nessa segunda-feira, 3, sobre a ética na profissão com o vice-presidente da Federação das Indústrias do Paraná (FIEP) e presidente do Conselho de Arquitetura de Urbanismo do Paraná (CAU/PR), o arquiteto e urbanista Ronaldo Duschenes. Ronaldo participa de em evento realizado pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Tocantins (CAU-TO), que acontece no auditório do Sebrae em Palmas, a partir das 19h.

Na programação do evento, além da palestra, acontecerá também um debate sobre Reserva Técnica. A RT é o nome pela qual ficou conhecida a comissão paga aos arquitetos por fornecedores de produtos ou lojistas, pela indicação de suas mercadorias. A prática é impedida pela Lei 12.378/10 e desaprovada pelos conselhos de todo o Brasil.

De acordo com o presidente do CAU-TO, Silenio Camargo, o evento tem por finalidade fomentar não somente o debate acerca da RT, mas da conduta ética que os profissionais de arquitetura e urbanismo deveriam possuir. “Em todas as obras na cidade, sejam elas privadas ou públicas, você tem a presença de um arquiteto, e o que se espera é que esse profissional possa, ao passar por aquela obra, deixar marcas do seu trabalho que sejam benéficas para toda a população, e isso só é possível se o profissional agir de maneira ética”, pontuou o presidente. 

As inscrições acontecerão no local do evento, mediante a entrega de 1 kg de alimento não perecível.