Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Dia 15 de setembro será realizado o Dia Mundial da Limpeza, uma ação voluntária que tem o intuito de diminuir o lixo no mundo e chamar a atenção para o lixo mal administrado. Ao todo, 150 países estarão envolvidos simultaneamente e Gurupi participará pela primeira vez do movimento.

A participação do município terá: A Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Infraestrutura e Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Centro Universitário UnirG, Universidade Federal do Tocantins (UFT), Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia (IFTO), Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Gurupi (ACMG), Comitês das Bacias Hidrográficas dos Rios Santo Antônio e Santa Tereza e do Rio Formoso, além da comunidade em geral.

Segundo a diretora de Meio Ambiente de Gurupi, Asafe Gomes, a ação em Gurupi irá mobilizar voluntários para uma iniciativa importante de preservação do meio ambiente. “Essa ação além de colaborar com a limpeza do município irá chamar a atenção das pessoas sobre o descarte correto de resíduos sólidos, é importante lembrar que o dia da limpeza deve ser todo dia, são pequenas ações no nosso cotidiano que fazem toda a diferença”, disse Asafe.

Ainda segundo Asafe, a expectativa é que pelo menos 100 pessoas participem da ação. A concentração será no Parque Mutuca a partir das 7h do dia 15 e depois as equipes serão distribuídas por vários pontos do município. “Qualquer pessoa pode ajudar como voluntário nessa bela causa, basta procurar a Secretaria de Meio Ambiente ou entrar em contato conosco por telefone”, frisou.

Na concentração serão distribuídos kits aos voluntários contendo luvas e sacos de lixo. O material que for recolhido na ação terá dois destinos, o que for reciclável irá para a Associação dos catadores de Gurupi e o não reciclável irá para o Aterro Sanitário do município.

Para os interessados em participar da ação, a Secretaria de Meio ambiente fica localizada no Centro Administrativo da Prefeitura de Gurupi as margens da BR-242, km 405 ou entrar em contato pelo telefone.

Dia Mundial da Limpeza

O Dia Mundial da Limpeza é uma ação que visa promover a mobilização de voluntários para a limpeza de suas cidades, bairros, praias, praças e parques. A ação simboliza a necessidade de conscientização da sociedade para um problema maior do descarte irregular de resíduos sólidos urbanos.

A iniciativa surgiu na Estônia em 2008 e, desde então, já percorreu mais de 140 países no mundo inteiro.