Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Ação tem como objetivo a limpeza do local escolhido, Ilha das Cobras, além de conscientizar a comunidade

Ação tem como objetivo a limpeza do local escolhido, Ilha das Cobras, além de conscientizar a comunidade Foto: Marcel de Paula

Foto: Marcel de Paula Ação tem como objetivo a limpeza do local escolhido, Ilha das Cobras, além de conscientizar a comunidade Ação tem como objetivo a limpeza do local escolhido, Ilha das Cobras, além de conscientizar a comunidade

A Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), a Marinha do Brasil e parceiros realizam, no próximo sábado, 17, um evento comemorativo em alusão ao Dia Mundial da Limpeza. A ação, que terá início às 7h30, na Capitania do Portos, com um passeio de stand up paddle e previsão de chegada às 8h na Praia da Graciosa, onde ocorrerá abertura oficial seguida de competição de natação. Após a abertura, as equipes se dividem, uma ficará em solo para a conscientização da população e entrega de mudas, e a outra embarca para a Ilha das Cobras para a ação de limpeza do local.

A ação tem como objetivo promover conscientização quanto à necessidade de mudança de hábitos, visando à garantia do uso sustentável dos recursos naturais, principalmente para manutenção da limpeza de praias e lagos, com a destinação final adequada dos resíduos sólidos, além de promover a arborização urbana com a entrega de mudas. De iniciativa da Semarh e da Marinha, a ação conta com a parceria da Federação Aquática do Estado do Tocantins (FAETO), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), do Serviço Social da Indústria (SESI) e do 22º Batalhão de Infantaria do Exército Brasileiro.

Nesta segunda-feira, 12, foi realizada a última reunião para alinhamento e desenvolvimento da ação. Para a diretora de Educação Ambiental para Sustentabilidade da Semarh, Erliette Gadotti, o objetivo é intensificar as ações de educação ambiental no Dia Mundial da Limpeza. “A participação em uma ação de limpeza é a melhor lição que podemos dar, pelo exemplo de que a responsabilidade de cuidar do lugar em que vivemos é de todos nós, seja a nossa rua ou o nosso planeta”, enfatiza.

Ela ressalta também que a destinação inadequada de resíduos sólidos causa degradação ambiental e uma série de outros problemas relacionados à saúde pública. “A ação gera, como benefício direto, a limpeza do local escolhido, mas também conscientiza a comunidade sobre a importância da limpeza e cria uma corrente do bem para preservar o meio ambiente”, afirma.

Competição de Natação

A competição de natação deve acontecer logo após a abertura oficial do evento, que será realizada no ponto de encontro dos praticantes de stand up paddle na Praia da Graciosa. Segundo o vice-presidente da Federação Aquática do Estado do Tocantins (FAETO), Luiz Felipe Silva, poderão participar da competição, que será disputada em equipes, atletas a partir de 13 anos. “As equipes serão compostas por quatro integrantes, sendo três homens e uma mulher. O atleta deve ter no mínimo 13 anos e estar regularmente cadastrado no sistema da Federação”, explicou o vice-presidente, acrescentando ainda que “cada integrante da equipe irá nadar um percurso demarcado por boias e, ao final, serão premiados os três primeiros que completarem mais rápido o percurso”.

As inscrições para a prova de natação já estão abertas e podem ser realizadas por telefone, diretamente com o vice-presidente da Faeto.