Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Luzinete Martins

Foto: Luzinete Martins

O candidato a deputado estadual, Cleydson Coimbra (DC), fez uma visita na manhã desta última quarta-feira, 12/08 ao presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (FAPT), Márcio Antônio da Silveira.

Cleydson Coimbra propõe apoiar fortemente a implantação do parque tecnológico aproximando os cientistas do setor empresarial e de serviços, visando a geração de empregos e desenvolvimento tecnológico para o Estado; Ira defender que o fundo constitucional de 0,5% da arrecadação do Estado seja destinado a Ciência e Tecnologia e Inovação; irá buscar apoio a área de Ciência Tecnologia e Inovação e Educação.

O candidato ressaltou ainda que o Tocantins tem uma malha rodoviária boa, está bem de energia, a hidrovia está a caminho e a ferrovia está aí. “O que falta para o Tocantins hoje? Falta investimento na área Ciência e Tecnologia e Inovação, porque esse é um vetor transversal para que a gente possa ´produzir desenvolvimento no estado, não há nenhuma forma de desenvolver o estado sem ter uma tecnologia apropriada. Para que possamos transformar a ferrovia não em condutora só de soja, mas de produtos agro industrializados, produtos transformados que possamos alcançar o atlântico e ganhar preços competitivos. É isso que precisamos para gerar empregos, para gerar energia, e por isso a importância em investimento na área da Ciência e Tecnologia e Inovação”.

De acordo com o presidente, essas são ações essenciais e importantes para toda a comunidade cientifica do Estado. Marcio da Silveira acrescentou ainda que as ações atingem hoje aproximadamente mais de mil doutores e todas as instituições de ensino e pesquisa. “Não há como desenvolver o estado sem contar com a colaboração da ciência e tecnologia e Inovação”.