Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

A grande interação da categoria de auditores fiscais com a reflexão sobre participação política provocada pelo Sindifiscal marcou a tarde da última quarta-feira,19. Na sede do sindicato, a categoria ouviu a palestra proferida pelo diretor para assuntos parlamentares e relações institucionais, Pedro Lopes de Araújo, focada no diálogo com parlamentares comprometidos com o bem estar social, e acompanhou ainda a abertura do evento por parte do presidente João Paulo Coelho, seguido pela participação do auditor fiscal e deputado estadual Nilton Franco, que pontuou seu nível de participação nas pautas de prioridade do Fisco.

A palestra de Araújo tratou, entre outros temas, da Reforma Previdenciária, citando o engajamento da Fenafisco e os sindicatos filiados contra as afrontas ao trabalhador contidas na propositura. Ainda de acordo com ele, “a reforma vai acontecer independente de quem for o próximo presidente do Brasil. Por isso precisamos criar uma rede de relacionamentos com parlamentares que entendem a gravidade de itens que retiram direitos e penalizam o povo brasileiro”.

Ainda sobre o futuro do Brasil a partir das próximas eleições o palestrante chamou a atenção do público para a consciência a respeito do plano de governo dos candidatos. “Defendemos que as pessoas votem em quem quiser, mas têm que votar sabendo das ideias daquele candidato. Não podemos encarar a política sem racionalidade. Não se pode fantasiar uma candidatura, é preciso avaliar. Não há surpresa quando se avalia um plano de governo. Não se escolhe política como se escolhe time de futebol”.

Ao denunciar o peso da carga tributária sobre a classe média, Pedro comentou a divisão de impostos sobre a renda incluindo, a previdência social e somado ao que se paga por tributo de consumo. “Nós pagamos tudo isso e ainda precisamos arcar com despesas relativas a saúde e educação. Essa política tributária que vivemos não é à toa. É o reflexo de uma escolha política que admite que o rico não pague imposto”, completou.

O auditor Luiz Melchiades classificou o evento como “fabuloso" e disse: Precisamos repetir oportunidades como essa, em que temos acesso a palestrantes com um conhecimento tão rico a respeito de política e da categoria”. Para Melchiades ficou marcado o entendimento de que “precisamos eleger parlamentares que defendam o interesse do povo e os direitos da categoria”.

O presidente do Sindifiscal se disse realizado com a promoção da palestra. “Muitas vezes nós da diretoria, por acompanhar de perto os melindres políticos do Estado nos deparamos com lições que precisam ser compartilhadas com toda a categoria. Esse evento nos deu essa oportunidade. Que possamos avançar no apoio e reivindicação por um processo político justo, democrático, imparcial que defenda os interesses do povo e os direitos de todos os trabalhadores”, arrematou.