Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Cartório Eleitoral de Palmas, sede da 29ª Zona Eleitoral

Cartório Eleitoral de Palmas, sede da 29ª Zona Eleitoral Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Cartório Eleitoral de Palmas, sede da 29ª Zona Eleitoral Cartório Eleitoral de Palmas, sede da 29ª Zona Eleitoral

Os cartórios eleitorais estão nos últimos preparativos para as Eleições 2018. Na manhã desta sexta-feira, 28, foi realizada no Cartório Eleitoral de Palmas, a cerimônia pública de carga e lacração das urnas eletrônicas, que serão utilizadas no dia 7 de outubro. De acordo o juiz da 29ª Zona Eleitoral, Luís Otávio de Queiroz Fraz, o trabalho consiste em inserir as mídias com informações digitais dos candidatos, partidos, coligações e eleitores que alimentarão as urnas.

“Nossa função é demonstrar a segurança e a transparência do processo eleitoral. Esse procedimento é obrigatório, e algumas urnas são preparadas na presença de todos para a inserção de mídia. Ou Seja, realizamos um teste diante de todos, para demonstrar que a urna está com os candidatos oficiais, bem como seus respectivos números e fotos”, concluiu.

O especialista em Redes do Cartório Eleitoral, Rafael Varanda, explicou que os  trabalhos terão continuidade, para que tudo esteja pronto até a data  das eleições. Além disso, haverá conferências para verificar se todos os dados – número de candidatos, data, hora, seção e zona – estão funcionando plenamente. Caso seja detectado qualquer problema técnico, as urnas passarão por reparos para que a inconsistência seja solucionada. “Nossa meta é concluir todo esse processo até o final deste sábado e garantir que tudo ocorra bem”, finalizou.

Carga e Lacração

Após os procedimentos públicos nas urnas, os trabalhos continuarão no Cartório Eleitoral para preparar as demais. Palmas terá ao todo 568 urnas. Além destas, serão disponibilizadas cerca de 130 urnas de contingência, preparadas para alguma possível eventualidade. No final do trabalho será instalado um lacre que impede a violação do sistema.

Simulado

Neste sábado, 29, às 16h, no Cartório Eleitoral, será feito um sorteio aleatório para uma votação simulada. Os votos computados serão apurados e conferidos e, após o encerramento da votação, será emitido o boletim de urna. Assim, as autoridades e público presentes poderão comprovar que a votação eletrônica refletiu com exatidão os votos registrados.