Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

 Ilan (c), juntamente com a equipe da escola e o diretor regional de Gurupi, Davi de Abrantes (d)

Ilan (c), juntamente com a equipe da escola e o diretor regional de Gurupi, Davi de Abrantes (d) Foto: Divulgação

Foto: Divulgação  Ilan (c), juntamente com a equipe da escola e o diretor regional de Gurupi, Davi de Abrantes (d) Ilan (c), juntamente com a equipe da escola e o diretor regional de Gurupi, Davi de Abrantes (d)

O estudante Ilan Rubins Carneiro de Carvalho viajou neste domingo, 30 de setembro, para Brasília/DF, para participar de uma jornada na Câmara dos Deputados, no período de 1 a 5 de outubro. O estudante é o representante do Tocantins no programa Parlamento Jovem Brasileiro, edição 2018. Acompanha o aluno a educadora Vaneide Labres da Silva, coordenadora do programa no Tocantins.

Ilan apresentará o seu projeto de lei denominado A política sob novos olhares nas instituições de ensino público do Brasil. “Com esse trabalho, desejo mostrar para os jovens que a política, no seu sentido original, pretende buscar soluções para os problemas da sociedade. É através da política que podemos optar por uma educação de qualidade, por saúde e emprego. Essa educação política tem o objetivo de esclarecer os jovens para que eles não sejam céticos e passem a acreditar na política como ciência que transforma a sociedade”, disse.

Ilan estuda na Escola Estadual Dr. Joaquim Pereira da Costa, em Gurupi. Para a diretora da escola, Débora Santos, ter um aluno selecionado para o Parlamento Jovem Brasileiro é um grande exemplo para que outros estudantes participem ativamente da vida política e dos rumos da comunidade. “A política sempre foi condutora do destino da população, desse modo podemos dizer que ela não é só o momento da eleição”, completou.

“É uma oportunidade única com uma riqueza de aprendizagem onde ele vai desenvolver habilidades de argumentação e respeito a diversidade de opiniões, além de construir um olhar mais crítico sobre sua realidade”, esclareceu Vaneide.

PJB

O Parlamento Jovem Brasileiro (PJB) tem por objetivo proporcionar aos estudantes de ensino médio a vivência do trabalho dos Deputados Federais, por uma semana, na Câmara dos Deputados, em Brasília. Os estudantes selecionados são empossados como deputados jovens e podem vivenciar as principais etapas de um processo de elaboração de leis, escrevendo projetos de leis e debatendo temas de grande importância para o País.

O objetivo da Câmara dos Deputados e das Secretarias de Educação com o PJB é difundir os conhecimentos sobre o Poder Legislativo e sua importância para o desenvolvimento da cidadania e da participação social.