Polí­tica

Foto: Divulgação Dos 24 deputados estaduais, apenas 8 são novatos Dos 24 deputados estaduais, apenas 8 são novatos

A próxima legislatura da Assembleia Legislativa do Tocantins terá 15 partidos na composição, sendo o MDB a maior bancada com 5 deputados; o Solidariedade, por sua vez, terá a segunda maior composição com 3 parlamentares eleitos. Os partidos PSDB, PT e PV terão 2 deputados cada.

A legislatura 2019/2022 se completa com PTC, PHS, PR, PPS, DEM, PP, PROS, PPL, PSB e PSL com 1 parlamentar cada.

O vereador de Palmas, Leo Barbosa (SD) foi o mais votado com 23.477 votos nas urnas. Barbosa também é filho do vice-governador do estado, Wanderlei Barbosa.

Também é do SD o 2º mais votado para o parlamento estadual. Vilmar de Oliveira foi reeleito com 23.255 votos, uma diferença de 222 votos para o colega primeiro colocado.

Dentre as 24 vagas na Assembleia Legislativa, apenas 8 foram renovadas com novos mandatos e 16 deputados foram reeleitos. A renovação ficou aquém da mudança de cadeiras de 2014, quando 13 candidatos novatos assumiram mandato no legislativo.

Para a nova legislatura o número de mulheres parlamentares subiu, serão 5 deputadas estaduais a partir do ano que vem. Ainda assim a representatividade feminina na AL continua baixa, representando apenas 20% das vagas. Número baixo em um estado onde as mulheres representam mais de 50% do eleitorado, segundo dados do Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

O governador reeleito Mauro Carlesse (PHS) deverá contar com a maioria dos parlamentares na Assembleia, já que a maior parte dos eleitos fez parte de sua coligação ou o apoiou durante a campanha eleitoral.

Confira os deputados estaduais eleitos.

Leo Barbosa (SD)

Vilmar de Oliveira (SD)

Cleiton Cardoso (PTC)

Amélio Cayres (SD)

Jair Farias (MDB)

Luana Ribeiro (PSDB)

Toinho Andrade (PHS)

Eduardo do Dertins (PPS)

Olyntho Neto (PSDB)

Eduardo Siqueira Campos (DEM)

Valderez Castelo Branco (PP)

Nilton Franco (MDB)

Ricardo Ayres (PSB)

Elenil da Penha (MDB)

Valdemar Junior (MDB)

Jorge Frederico (MDB)

Fabion Gomes (PR)

Amalia Santana (PT)

Professor Junior Geo (PROS)

Zé Roberto (PT)

Issam (PV)

Vanda Monteiro (PSL)

Ivory de Lira (PPL)

Claudia Lelis (PV)