Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Construída em 1984, a Catedral de Nossa Senhora das Mercês em Porto Nacional está fechada para missas, eventos religiosos e visitas em função de uma restauração que começou nesta terça-feira (16). A interdição acontece por solicitação regional do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

O processo licitatório já foi concluído e a ordem de serviço para os trabalhos de revitalização tem o prazo de até 140 dias para conclusão. A catedral preservará seu aspecto arquitetônico secular. 

Foram viabilizados R$ 100 mil para execução da cobertura e forro da nave da igreja. O recurso é proveniente do Plano de Ação do Iphan.

Segundo a chefe de Divisão Técnica da Superintendência do Iphan Tocantins, Cejane Pacini, a área de cobertura total é de 118,34 m². A obra contempla a cobertura do altar e a restauração do forro de madeira. As peças serão limpas, numeradas e analisado o estado de conservação para substituições e/ou enxertos necessários.

Para o secretário municipal da Cultura e do Turismo (Secult), Arnaldo Bahia, a Catedral guarda histórias e legado precioso para a comunidade católica da cidade. “A restauração vai assegurar uma melhor comodidade. Eu acho que o bom seria se não chegasse nesse ponto de interdição, mas como houve a necessidade, vamos aguardar a intervenção que será realizada pelo Iphan, e que está garantindo os recursos para que possamos restabelecer as atividades religiosas a toda comunidade e aos turistas”, explicou o secretário municipal da Cultura e do Turismo, Arnaldo Bahia.

Catedral

O valor histórico, artístico e cultural da catedral a torna um espaço de visitação e atração turística. Tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) desde 2008, é considerada o marco mais importante do município. Reconhecida como patrimônio histórico e cultural.

O padre, Jucimar Sousa Ribeiro, responsável pela Catedral há dois anos, informou que em função da reforma, a igreja ficará fechada ao público. Nesse período, as missas serão realizadas no salão paroquial, ao lado do templo, nos horários de costume. As celebrações durante a semana estarão diluídas em igrejas das comunidades que formam a Paróquia, sempre às 19h.

“O processo de restauração será realizado de dentro do prédio, sendo necessário a retirada do altar e demais objetos. Os problemas estão na madeira e no telhado. Uma parede também apresentou rachadura”, explicou o padre.