Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Júnior Suzuki

O produto final do Festival Palmas para o Mundo vai ser divulgado nesta sexta-feira, 19, com o lançamento dos DVD´s gravados no Teatro Fernanda Montenegro, em 2017. O evento será realizado às 19h30, na Galeria Municipal no Espaço Cultural José Gomes Sobrinho, quando serão apresentados os DVD´s, Tributo à Mercedes Sosa – de Nacha Moretto e Jorge Menares; Passarim do Jalapão de Dorivã Borges, Aldeia Global de Relmivan Milhomem e AnteSolo de Genésio Tocantins.

O Festival Palmas para o Mundo foi realizado no primeiro semestre de 2017, com o objetivo de fortalecer e difundir a riqueza cultural tocantinense por meio da música. Em sua primeira etapa foram realizados quatro grandes shows, de Nacha Moreto e Jorge Menares, Dorivã, Genésio Tocantins e Remilvan Milhomem, ocasião em que foram gravados os DVD´s, para reprodução e divulgação do trabalho dos artistas nacional e internacionalmente.

“Depois da realização de grandes shows, sucesso de público, que passaram da música latino-americana, a brasileira e regional tocantinense, e de um trabalho técnico de apuração, mixagem de som, edição de imagens, orgulhosamente lançamos os DVD´s do Festival Palmas para o Mundo. Para a Fundação Cultural é a finalização de um grande projeto que vai levar os grandes expoentes da música palmense para o Brasil e para o mundo”, ressalta o presidente da Fundação Cultural (FCP), Giovanni de Assis.

Idealizado pela Fundação Cultural de Palmas (FCP), o projeto Palmas para o Mundo conta ainda com a parceria da Organização Jaime Câmara, Agência Public, Teatro Contágius e Cia de Dança e Kzacine – produtora audiovisual.

Passarim do Jalapão - Dorivã

A poesia musicada de Dorivã é apresentada em 15 canções entre músicas consagradas e novo repertório, uma obra poético-musical valiosa que representa o Tocantins de maneira única, revisita e divulga de forma envolvente, suas raízes culturais bem exemplificadas na canção Passarim do Jalapão.

O Passarim do Jalapão, carinhosamente apelidado assim pelos tocantinenses, é o cantor e compositor Dorivã Borges, natural de Cristalândia, no estado do Tocantins. Dorivã circula com o Show Passarim do Jalapão desde 2015, participou do projeto Sesc Amazônia das Artes na turnê pelos estados amazônicos Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins, além do Piauí, estado convidado em virtude de sua proximidade geográfica e identificação com o cenário sociocultural da região.

Tributo à Mercedes Sosa – Com Nacha Moretto e Jorge Menares

Já consagrado pela imprensa e plateia tocantinense e, recentemente, em São Paulo. O DVD inclui alguns temas clássicos do folclore latino-americano como Gracias a La Vida, Volver a los 17 (Violeta Parra), Los Hermanos (Ataualpa Yupanqui), no qual instrumentos de altiplano entram em cena com seus sons característicos levando o público a uma viagem musical latino-americana.

Madrinha do Grupo Raíces de América, Mercedes Sosa quando esteve no Brasil, ao ouvir o grupo, disse: “Hoje fui feliz, cansada, mas vejo germinar o canto e se está produzindo meu transplante de palavras”. Nacha Moretto foi de 1987 a 2000 a primeira voz feminina do grupo Raíces de América e Jorge Menares atuou no grupo como charanguista, quenista e violonista de 1985 a 2000.

Aldeia Global – de Remilvan Milhomem 

É uma declaração de amor ao planeta Terra, à sua essência maior, que é a natureza que nos rodeia e o quanto é necessário a conscientização de todos para a preservação de nosso planeta. Canções cheias de poesia e emoção, algumas de uma profunda delicadeza, outras de uma alegria contagiante.

O DVD apresenta 14 canções inéditas de sua autoria e parceiros, sendo que uma delas é bem especial para o cantor, de composição e interpretação do consagrado cantor Nilson Chaves, representante legítimo do Pará, mas que tem reconhecimento nacional, como sendo um dos melhores cancioneiros de nosso país.

Relmivan é conhecido de ponta a ponta do Tocantins, por participar de festivais, CDs, tocar e cantar em bares, restaurantes, eventos, e assim foi levando sua música ao conhecimento do público em geral, sempre com um gosto apurado para o melhor da música popular brasileira, bem como, sua música de raiz, com sua inconfundível viola. Iniciou sua carreira na década de 90 e teve como influência vários cantores e compositores tocantinenses.

AnteSolo – Genésio Tocantins

A cultura popular tocantinense com suas festas, crenças, riquezas e sabedorias estão nas canções entoadas pelo cantor e compositor Genésio Tocantins no DVD, AntiSolo, que contou com a participação do músico cearense Manassés de Souza, e ainda da cantora Nacha Moretto e de Jorge Menares.

Genésio Tocantins aprendeu a tocar violão de forma autodidata. Seu pai era lavrador, trovador e cordelista. Com o pai aprendeu a cantar versos em feiras no nordeste do Tocantins. Com a mãe, frequentou rodas de folias onde aprendeu os cânticos do Divino Espírito Santo. Ainda criança acompanhou a família em mudança para Araguaína, posteriormente para Ceres (GO), e depois Goiânia e Palmas onde vive atualmente. Na Capital Goiânia fez diversas parceiras com os maiores músicos locais e ganhou reconhecimento com seu primeiro LP “Rela Bucho”, lançado pela RGE em 1988, mesmo ano da criação do Tocantins, Estado que ele escolheu para viver e adotou seu nome.

Genésio Sampaio venceu prêmios de relevância nacional, como o Sharp de Música (o mais importante da música brasileira em 1989), venceu o Festival Novos Talentos da Rede Globo, participou do projeto Pixinguinha e foi um dos artistas do projeto Brasil Clássico Caipira da TV Cultura.