Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Empregos e Serviços

Foto: Luiz Henrique Machado

Foto: Luiz Henrique Machado

Começaram nesta terça-feira, 9, as inscrições para o processo seletivo simplificado para frequência no Curso de Formação de Brigadistas Florestais (CFBF), e para a prestação de serviço voluntário na prevenção e combate aos incêndios florestais no Estado do Tocantins. O curso será ministrado na modalidade presencial e contará com aulas teóricas e práticas. 

O edital do processo seletivo foi publicado no Diário Oficial do Estado, dessa segunda-feira, 8,  autorizando o Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins, por meio de parceria com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), a realizar a seleção. De acordo com o diretor de Ensino e Pesquisa do CBMTO, tenente-coronel Nilton Rodrigues dos Santos, os selecionados poderão receber uma indenização para custeio de despesas pelo trabalho, cumprindo jornada de 12 horas e descansando no mínimo o equivalente ao dobro das horas de serviço voluntário cumprido. 

“Esta seleção destina-se a relacionar, por ordem de classificação, e capacitar 60 pessoas que queiram trabalhar no combate a incêndios florestais em 2023, sob a coordenação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Tocantins. Apesar de ser um serviço voluntário, cada um receberá uma ajuda para custear a alimentação e transporte nos dias em que trabalhar. E para cada turno de 12h terá uma ajuda de R$ 180,00”, explicou. 

O edital completo pode ser acessado no endereço www.bombeiros.to.gov.br

De acordo com o documento, as vagas serão distribuídas em oito municípios do Estado, sendo: 10 para Palmas, 8 para Araguaína, 6 para Gurupi, 8 para Porto Nacional, 08 Colinas do Tocantins, 8 para Araguatins, 8 para Dianópolis e 4 para Paraíso do Tocantins. 

As inscrições serão gratuitas e deverão ser realizadas por meio eletrônico, através do Formulário de Inscrição, disponível no endereço https://bit.ly/3efxszD no período de 09 a 25 de maio, das 10h do primeiro dia, às 18h do último dia.  No momento da inscrição o candidato deverá fazer a opção do local onde deseja realizar a prova, que será também o local de realização do curso, caso seja classificado. As provas acontecerão nos municípios de  Palmas, Araguaína, Gurupi, Paraíso do Tocantins, Porto Nacional, Colinas do Tocantins, Araguatins e Dianópolis. 

A relação dos candidatos inscritos será divulgada no site do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins (www.bombeiros.to.gov.br), no dia 26 de maio. 

Processo seletivo

O processo seletivo consistirá no Teste de Aptidão Física (TAF) e preenchimento dos demais requisitos constantes no edital. A previsão de aplicação das provas do TAF é dia 30 de maio de 2023. Os locais das provas e as possíveis alterações serão divulgadas no site do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins, www.bombeiros.to.gov.br. 

O TAF

O Teste de Aptidão Física consiste numa caminhada de 2.400 metros, transportando uma bomba costal cheia d´água, pesando aproximadamente 24 quilos. O prazo máximo para conclusão da prova é de 30 minutos, não sendo permitido correr, apenas caminhar. O objetivo da prova é avaliar a resistência muscular e aeróbica, e a capacidade cardiorrespiratória do candidato.

Segundo o cronograma, a lista com o resultado do TAF e a convocação dos candidatos classificados no dia 01 de junho no site do Corpo de Bombeiros Militar: www.bombeiros.to.gov.br. No dia seguinte, 02, será disponibilizada a matrícula para os aprovados no TAF, também por meio do site do CBMTO. 

Curso de Formação

O Curso de Formação de Brigadistas de Incêndios Florestais será realizado entre os dias 05 e 09 de junho, nas sedes das Unidades do CBMTO. Ministrado na modalidade presencial, as formações poderão acontecer no horário diurno e noturno, inclusive aos sábados, domingos e feriados.