Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cursos & Concursos

Foto: Luiz Henrique Machado

Foto: Luiz Henrique Machado

O Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins está com inscrições abertas para o Curso de Formação de Guarda-Vidas Civis. Os candidatos às 360 vagas podem ser de ambos os sexos, com idade a partir de 18 anos. O objetivo é atender as nove cidades onde a corporação tem instaladas as Unidades Operacionais, e os aprovados vão atuar com a prestação de serviço voluntário na Prevenção aos Afogamentos e no Salvamento Aquático.

Os interessados precisam se inscrever no Teste Físico Seletivo até às 12h, do dia 26 de maio, por meio do link https://bit.ly/3yEYdZ3, onde está o formulário eletrônico. No momento da inscrição, deverá ser feita também a escolha da Unidade Bombeiro Militar onde quer fazer as provas.

Os candidatos aprovados para o CFGVC terão 50 horas/aula de formação na modalidade presencial, com conteúdo teóricos e práticos. As aulas teóricas serão ministradas nas dependências dos quartéis do CBMTO, e poderão acontecer no período diurno e noturno, inclusive aos sábados, domingos e feriados.

A finalidade é a habilitação do candidato para prestar serviço voluntário de Guarda-Vidas Civis, para atuação nas atividades desenvolvidas pelo CBMTO na prevenção aos afogamentos e no salvamento aquático.

No Teste Físico Seletivo, que deverá ser na data provável do dia 06 de junho, os instrutores vão avaliar a capacidade do candidato para o desempenho das atribuições referentes às exigências próprias da função de GVC. Na natação, por exemplo, o candidato masculino terá que executar a prova de 100 metros com o tempo mínimo de 02 minutos, enquanto que o feminino o índice é de 02 minutos e 30 segundos.

Já na corrida, são 400 metros de distância e o tempo é de 01 minuto e 40 segundos para masculino, e 02 minutos e 15 segundos para o feminino. E ainda haverá prova de flutuação.

Os candidatos classificados dentro do número de vagas, serão convocados para matrícula no Curso de Formação de Guarda-Vidas Civis, a ser realizado entre os dias 19 a 23 de junho de 2023, nas sedes das Unidades do CBMTO.

Para o Teste Físico Seletivo, os candidatos deverão estar com roupa apropriada, ou seja, masculino com sunga e touca para natação, e feminino com maiô e touca. Na corrida, com tênis, bermuda e camiseta.

Outra exigência é o Atestado Médico que cada candidato deverá ter no ato do TFS. O documento original, ou cópia autenticada em cartório, específico para tal fim, emitido há, no máximo, 30 dias anteriores ao TFS, conforme modelo constante do Anexo II deste edital. No atestado médico, deverá constar, expressamente, que o candidato está apto para realizar o TFS deste processo seletivo. Deverá constar ainda, explicitamente e de forma legível, o CRM do médico emitente.

O candidato deve ainda portar o documento de identidade original.

Cada Unidade Operacional do CBMTO terá 40 GVs. No ato da inscrição ao TFS, os candidatos podem escolher entre o 1º BBM (Palmas), 2º BBM (Araguaína), 3º BBM (Gurupi), ou ainda a Companhia de Bombeiros Militar de Paraíso do Tocantins, a 5ª Companhia de Bombeiros Militar de Porto Nacional, a 2ª Companhia de Bombeiros Militar de Colinas do Tocantins, a 3ª Companhia de Bombeiros Militar de Araguatins, a 2ª Companhia de Bombeiros Militar Dianópolis, ou a Companhia Independente de Busca e Salvamento (Palmas).