Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

O vereador professor Júnior Geo (PROS) apresentou, junto à Câmara de Palmas, um Projeto de Lei por meio de requerimento que solicita a aprovação por parte do Executivo para que assegure as pessoas com o Transtorno do Desenvolvimento da Linguagem (TDL) os mesmos direitos que os autistas possuem, conforme Lei nº 12.764/12.

A proposta da Lei no âmbito local, sugerida pelo parlamentar, visa igualar os direitos concedidos das pessoas com autismo também aos deficientes do TDL, considerando suas limitações que impõem uma atenção especial, não como privilégio, mas como forma de assegurar os direitos dessas pessoas.

“Embora seja uma condição ainda pouco conhecida, é preciso garantir a essas pessoas melhores condições de vida e acessibilidade aos serviços públicos. Essa Lei, além de proporcionar maior conhecimento sobre o assunto para a população, estabelece direitos”, ressalta Geo.

TDL

Pessoas com esse transtorno apresentam dificuldades em desenvolver de forma natural a fala. Dentre as manifestações que esse tipo de transtorno causa, são características: a demora para começar a falar, vocabulário restrito e a dificuldade em se expressar. Crianças, jovens ou adultos que possuem essa deficiência precisam ser acompanhadas por especialistas para aprenderem a desenvolver a fala, organizar as palavras e expressar-se corretamente.