Durante sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Palmas realizada na manhã desta quarta-feira, 24, alguns vereadores repercutiram a reunião realizada entre os parlamentares e a prefeita Cinthia Ribeiro (PSDB) na tarde desta terça-feira, 23. Pelos discursos exalados na tribuna, pode-se perceber que um clima cordial parece ter predominado durante o encontro.
A reunião simboliza uma aproximação de Cinthia Ribeiro com o Legislativo, após a eleição na qual o ex-prefeito de Palmas, Carlos Amastha (PSB) - apoiado por Cinthia - foi derrotado.
Dos 19 vereadores do Legislativo municipal, 18 estivem com a prefeita nesta terça-feira. Apenas o vereador Leo Barbosa (SD) não esteve na reunião. Os parlamentares discutiram com a gestora uma série de reivindicações, como a necessidade de se fazer um programa de recuperação fiscal aos contribuintes em débito com o município (Refis) e a situação dos quiosqueiros da capital que precisam se adequar às normas impostas pela prefeitura.
O vereador Gerson Alves (PSL) foi o primeiro a comentar a reunião e não poupou elogios à postura da prefeita. “A gente percebe a transparência, o compromisso dela e do secretariado. É um pessoal que tá com vontade de ajudar e trabalhar com transparência”, Comentou.
Em seguida, o vereador Filipe Fernandes (DC) também declarou ter saído da reunião bastante satisfeito. Segundo Fernandes, a impressão que teve durante a conversa com a gestora foi a de que Cinthia Ribeiro cumpriu seu compromisso com Amastha e agora tem adotado uma postura própria e independente de governar, “desvinculada da maneira Amastha de ser, a qual combatemos veementemente nesta tribuna”, completou o vereador.
Fernandes também comemorou o Refis que deverá sair ainda este ano e a solução encontrada para resolver o problema dos quiosqueiros, que terão mais tempo para readequar seus estabelecimentos às normas.
Mas, o que de fato agradou os vereadores durante o encontro com a prefeita Cinthia Ribeiro, foi o anúncio da saída do secretário de Desenvolvimento Econômico, Kariello Coelho, da equipe de governo.
Alvo de diversas críticas e acusações por parte dos parlamentares na tribuna da Câmara nos últimos meses, Kariello chegou a ser convocado pelos parlamentares para prestar esclarecimentos sobre a questão dos quiosques. O secretário não compareceu a nenhuma das convocações. No mês de setembro os vereadores aprovaram um requerimento pedindo o afastamento de kariello da pasta.
O vereador Vandim do Povo (DC) comemorou a saída de Kariello Coelho da secretaria. “Ele vai ser expulso de lá”, comentou Vandim que foi sucedido de aplausos. “Um dia me perguntaram como que nós fizemos para o Amastha perder tanto voto na região sul de Palmas. Eu falei que não fomos nós não, que foi o secretário Kariello que fez ele perder voto. Eu acredito que a prefeita não vai querer carregar esse desgaste com ela”, completou o vereador ironizando.
Vereadores em reunião com prefeita Cinthia Ribeiro na última terça, 23. (Regiane Rocha/ Secom)