Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

Foto: Fábio Tuxa

Foto: Fábio Tuxa

Após passar por Miracema do Tocantins, Porto Nacional e Gurupi a Copa Tocantins de Ciclismo de Estrada definirá os campões de 2018 no feriado de 15 de Novembro em Miranorte. A prova faz parte da programação de aniversário da cidade, a 100 km da capital.

Realizada pela SV Bike Shop, de Palmas, a Copa Tocantins chega à quarta etapa definitiva somando mais de R$ 13 mil em premiação, além de ter se consolidado como um evento de incentivo aos iniciantes.

A disputa na Elite masculino, principal categoria da Copa, está acirradíssima com três ciclista acumulando o mesmo número de pontos. Os ciclistas da Palmas Cycling Team Vander Praxedes (Motoca) e Marco Aurélio (Super Mário) e Sérgio Nazeozeno (Torinha) da equipe 300 e 301, de Gurupi, somam 18 pontos e prometem uma boa briga.

Entre as mulheres, a liderança é de Yana Camargo, de Gurupi, que soma 20 pontos, seguida por Débora Ferreira, de Paraíso, com 18, e Marisa Martins, de Gurupi, com 16 pontos.

Na Master, os líderes são os ciclistas de Gurupi Sérgio Gomes, 14 pontos, e Edson Roseno, com 12. Em seguida, triplo empate com 10 pontos entre Aurélio  Machado, de Araguaína, e Domingos Filho e Arlindo Lima, de Gurupi.

Na open, Carlos Eduardo lidera com 26 pontos seguido por Luiz Felipe com 16 e, empatados com 10 pontos, Willian Júnior e Aler Bueno.

Renovação

"Além da disputa das categorias tradicionais do ciclismo de estrada, o fator principal desse ano foram as categorias de base, com participação de crianças e adolescentes na modalidade escolar, bastante prestigiada em todas as etapas", avalia o empresário Vinícius Silva, organizador da prova. 

"É uma oportunidade para crianças e jovens tomarem contato com equipes que já disputam provas e vemos isso como um incentivo para, quem sabe, despertar futuros atletas que possam renovar o ciclismo no Estado". A largada escolar ocorre antes das disputas principais.

A final será um circuito de 2,4 km cada volta, com largada às 14 horas, na Avenida Castelo Branco, ao lado da rodoviária.