Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

O deputado estadual Olyntho Neto (PSDB) é o novo líder do Governo Estadual na Assembleia Legislativa do Tocantins. A escolha foi feita pelo governador Mauro Carlesse (PHS),  que comunicou a Casa de Leis por meio de ofício na tarde desta última terça-feira, 30.  A vice-líder do governo será a deputada Valderez Castelo Branco (PP).

No ofício o governador afirmou a confiança depositada em seus líderes. “Estou certo de que a escolha em muito contribuirá para o fortalecimento do processo de interação e articulação política entre os poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, relacionado ao encaminhamento dos assuntos que, a partir dessa Casa, determinam o futuro do povo tocantinense”.

De acordo com o Regimento Interno (Art.19) da Assembleia Legislativa do Tocantins, o governador do Estado pode indicar deputados para os cargos de líder e vice-líder da sua gestão no parlamento.

Entre os desafios que Olyntho terá pela frente, com a atual posição, estão a votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e  a aprovação da Lei Orçamentária Anual 2019 (LOA). A previsão é que até o dia 15 de novembro, seja encaminhada ao Legislativo a previsão de receitas e diretrizes que formarão a LOA, com o objetivo de apontar as prioridades do Governo para os próximos anos.

A estimativa apresentada pelos secretários da atual gestão visa uma receita de R$ 10,2 bilhões para os próximos três anos (receita própria e transferências constitucionais).

"O momento agora é de diálogo e entendimento não só com o Legislativo, mas um alinhamento com todos os poderes, respeitando a independência e função de cada um, para resgatar a credibilidade e a capacidade de investimento do Estado. Esse entendimento certamente resultará em atendimento às demandas que a população tem, em saúde, segurança, educação, emprego e tantas outras necessidades" destacou Olyntho.