Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Técnicos da Coapa e parceiros plantaram 24 variedades da oleaginosa nos dias 25 e 26 de outubro

Técnicos da Coapa e parceiros plantaram 24 variedades da oleaginosa nos dias 25 e 26 de outubro Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Técnicos da Coapa e parceiros plantaram 24 variedades da oleaginosa nos dias 25 e 26 de outubro Técnicos da Coapa e parceiros plantaram 24 variedades da oleaginosa nos dias 25 e 26 de outubro

Para atender a demanda do produtor rural associado, com a oferta de diferentes materiais disponíveis no mercado e adaptáveis à região, bem como contribuir para a disseminação de novas tecnologias, a Cooperativa Agroindustrial do Tocantins (Coapa) e empresas parceiras implantaram um campo experimental de soja em Pedro Afonso.

Foi cultivada uma área de 17,7 hectares na Fazenda Uruçu, que pertence ao cooperado Luiz Gilberto Ramos. Essa é a quinta vez que a propriedade rural recebe o experimento.

Os técnicos da Coapa e parceiros plantaram 24 variedades da oleaginosa nos dias 25 e 26 de outubro, empregando a técnica de plantio direto. As sementes foram disponibilizadas pela Uniggel, Syngenta, Seedcorp, Limagrain, Pioner, Boa Safra, Talismã e Basf. Outras empresas de insumos agrícolas irão participar cedendo químicos e nutrientes.

A colheita dos grãos está prevista para ocorre até a primeira quinzena de fevereiro de 2019, quando serão avaliados aspectos como a produtividades das cultivares, características de cada variedade, o potencial produtivo e a resistência a pragas e doenças.

Os resultados observados no campo experimental serão divulgados durante a IX Jornada Tecnológica de Pedro Afonso e Região agendada para  o dia 1º de fevereiro de 2019, na Fazenda Uruçu. O evento técnico realizado pela  Coapa e parceiros da iniciativa privada e do poder público apresentará conclusões de diversas pesquisas para produtores rurais, estudantes, especialistas, representantes de empresas do ramo agrícola e outros interessados.

Engenheiro agrônomo da Coapa e responsável técnico pelo experimento com soja, Eduarte Bonafede afirmou que ao longo de sua realização a pesquisa trouxe inúmeros resultados positivos, como por exemplo, a identificação de variedades com ótima produtividade, entre elas, a cultivar Syngenta-1687 intacta que produziu 84 sacas por hectare.