Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Os senadores tocantinenses Ataídes Oliveira (PSDB) e Vicentinho Alves (PR) foram favoráveis ao aumento nos salários dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), aprovado nesta última quarta-feira, 7.

Bispo Guaracy (PSDC), suplente de Kátia Abreu que está de licença, não participou da sessão.

Ao final da votação o reajuste de 16% foi aprovado por 41 votos a 16 no Senado. Os salários dos ministros passarão de R$ 33,7 mil para R$ 39,2 mil. O aumento ainda precisa ser sancionado pelo presidente da República.

A proposta foi enviada ao Congresso Nacional pelo próprio STF e estava parada desde 2016. A aprovação pelo Senado repercutiu mal na opinião pública em geral, recebendo críticas nas ruas e redes sociais.

Por meio de nota, o senador Vicentinho Alves justificou o voto favorável. De acordo com o senador, o reajuste foi necessário já que, desde 2015 os ministros não tinham os subsídios corrigidos. Segundo ele, o presidente do STF, Dias Toffoli, se comprometeu a extinguir o auxílio-moradia para os magistrados como forma de compensar o reajuste.

“Em primeiro lugar esclarecemos que não se trata de aumento salarial e sim de um reajuste que sequer repõe as perdas inflacionárias dos últimos 9 anos. O último reajuste dos subsídios dos ministros do Supremo ocorreu em janeiro de 2015, já são 4 anos sem reajuste", defendeu o Vicentinho.