Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Decreto estabelece o recesso após os feriados do aniversário de Araguaína e da Proclamação da República

Decreto estabelece o recesso após os feriados do aniversário de Araguaína e da Proclamação da República Foto: Marcos Filho Sandes

Foto: Marcos Filho Sandes Decreto estabelece o recesso após os feriados do aniversário de Araguaína e da Proclamação da República Decreto estabelece o recesso após os feriados do aniversário de Araguaína e da Proclamação da República

O prefeito de Araguaína, Ronaldo Dimas, assinou o Decreto nº 108/2018, publicado na edição nº 1689 do Diário Oficial do Município, que declara ponto facultativo nos órgãos públicos municipais na próxima sexta-feira, 16, após os feriados do aniversário de Araguaína, celebrado no dia 14, e da Proclamação da República, no dia 15.

Nas unidades e serviços considerados essenciais, que não possam ser paralisados ou interrompidos, como a Unidade de Pronto Atendimento (UPA/24h), o Serviço Móvel de Urgência (SAMU/192) e Hospital Municipal Eduardo Medrado, o atendimento ao público é normal e não haverá recesso durante o feriado.

60 anos de Araguaína

Em 14 de novembro de 1958 foi assinada a Lei Estadual n° 2125 que decretou a criação do município de Araguaína. Araguaína se tornou oficialmente município no dia 1º de janeiro de 1959. O seu primeiro prefeito, não eleito, foi Casimiro Ferreira Soares, exonerado em 3 de outubro de 1960 e substituído por Henrique Ferreira de Oliveira. No ano seguinte, foram realizadas as primeiras eleições municipais da cidade, tendo sido Anatólio Dias Carneiro o primeiro prefeito eleito de sua história e Raimundo Falcão Coelho o vice-prefeito.

Proclamação da República

A Proclamação da República Brasileira foi um levante político-militar ocorrido no dia 15 de novembro de 1889, e que acabou por instaurar a forma republicana federativa presidencialista de governo no Brasil, derrubando a monarquia constitucional parlamentarista do Império do Brasile, por conseguinte, pondo fim à soberania do imperador dom Pedro II. Foi instituído, naquele mesmo dia 15, um governo provisório republicano, tendo como presidente o Marechal Deodoro da Fonseca.